X

Polícia

Programa Direção Segura flagra 15 motoristas alcoolizados em Santos

Blitze foram realizadas entre a noite de sábado, 14/6 e a madrugada de domingo, (15). Ao todo, 149 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro

Publicado em 16/06/2014 às 12:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Programa Direção Segura - ação integrada para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – flagrou 15 pessoas conduzindo sob efeito de álcool no último final de semana, em Santos, SP.

A operação foi realizada no Emissário Submarino (sentido balsa) e na Rua João Pessoa, entre a noite de sábado, 14 de junho, e a madrugada de domingo (15). Ao todo, 149 motoristas fizeram o teste do etilômetro (popularmente conhecido como bafômetro).

Os 15 condutores que foram autuados por embriaguez ao volante terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40, receberão sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e vão responder administrativamente junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Cinco dos motoristas flagrados, além de receberem essas penalidades, responderão na Justiça por crime de trânsito. Eles apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenados, esses condutores poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a nova Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”

Ao todo, 149 motoristas fizeram o teste do bafômetro (Foto: Divulgação).

Ação Integrada

Lançado no Carnaval de 2013, o Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, e do Corpo de Bombeiros. O objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conscientizando a sociedade sobre os perigos da combinação entre álcool, outras drogas e direção.

Desde o lançamento, foram aplicados 17.954 testes de etilômetro em todo o Estado. Ao todo, 1.818 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Dessas, 326 cometeram crime de trânsito.

Os motoristas abordados e que têm resultado zero na detecção de álcool recebem um kit do programa, com folder explicativo, "bafômetro" descartável, porta lixo para carro, adesivos, e carteira porta-documentos com o slogan da campanha: “São Paulo pela vida”.

Pela nova Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a CNH seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração durante o processo administrativo, o valor da multa será dobrado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Cachorros são resgatados em condomínio após denúncia de maus tratos, em Bertioga

Segundo a Prefeitura, os animais estavam presos em um condomínio na Avenida Anchieta, sem o tutor

Cotidiano

Vai atravessar? Mau tempo e maré baixa elevam tempo de espera na balsa

As balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter