Continua depois da publicidade
Existem diversos modelos de box para banheiros, cada um com suas particularidades e vantagens que combinam com o seu estilo de banheiro. A função do box é de evitar qualquer preocupação com a água respingando em todo banheiro e dar uma certa privacidade. Essa é uma das principais vantagens do box em relação as populares cortinas: o controle da água que não molha o resto do banheiro.
Os boxes para banheiros são, normalmente, estruturas de alumínio complementadas por placas de vidro, sejam temperados ou acrílicos:
- Box de acrílico: O Box de acrílico é mais barato do que o de vidro contudo, sua resistência também é menor e pode inclusive quebrar ou trincar quando sofrer um atrito forte. Tende a ser mais fácil para a limpeza onde geralmente não se observa manchas, contudo pode embolorar se não for feito uma limpeza constante, especialmente no verão onde a umidade do ar é muito alta. Outra desvantagem é que com o tempo ele pode apresentar alguma deterioração. Escolha sempre o acabamento de alumínio, pois este é resistente à ferrugem.
- Box de vidro: O box de vidro é muito usado, geralmente ele é mais caro, mas proporciona mais durabilidade. Como desvantagem tem o fato de ser mais difícil de manter a limpeza do mesmo já que o vidro tende a manchar como a água do banho que geralmente tem sabão. Outro fator muito questionado por quem limpa o banheiro é que o vidro requer uma limpeza adequada para evitar as manchas, mesmo no processo de limpeza.
Continua depois da publicidade
-Box elegance: O sistema elegance para fixação de box em vidro temperado, agrega valor, elegância, segurança e modernidade ao seu projeto. Com roldanas aparentes este sistema proporciona uma movimentação mais leve, destacando os metais aparentes em seu banheiro. Acabamento em alumínio nobre anodizado ou com pintura eletrostática nas cores: Natural fosco e branco. Vedação com silicone especial. Trilho com guia única, mais higiênico gerando menos manutenções.
Temos boxes em quatro tipos principais: reto, angular, conjugado à banheira e com dobradiças. Confira os detalhes de cada tipo:
Continua depois da publicidade
- Box Reto: O box reto estabelece uma divisão em linha reta entre a área de banho e o restante do banheiro, permitindo apenas a passagem por uma porta móvel regulável.
- Box Angular: Conhecido como “box de canto” ou “box em L”, é constituído por duas partes fixas e duas móveis que, situadas em paredes opostas, deslocam-se para um encontro perpendicular de 90o.
- Box Conjugado à Banheira: Agrupado à banheira, ele possui altura variável de acordo com a necessidade de adaptá-lo à altura da borda.
- Box com Dobradiças: Caracterizado por partes fixas com uma porta sanfonada que permite a entrada ou saída da área de banho, como uma porta comum, condicionada ao efeito rotativo das dobradiças.
Na hora de decidir qual será o box do banheiro, alguns pontos devem ser levados em consideração, como o tamanho, o design, a textura e o material. Por exemplo, em banheiros menores, são mais indicadas as portas de correr para poupar espaço. Quanto aos materiais, o mais comum e desejado é o vidro tradicional, jateado ou transparente. Ele é mais caro, porém mais resistente. O acrílico, por outro lado, é bem mais em conta, porém precisa ser trocado com certa periodicidade.
Continua depois da publicidade