X

Arquiteta

Cruzamento de estilos - Vintage contemporâneo

Os ambientes em estilo vintage são extremamente charmosos e sem muita ostentação

Publicado em 17/04/2014 às 16:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um cruzamento de estilos é a melhor definição para a decoração de uma casa que combina elementos mais vintage com pormenores mais contemporâneos. O estilo vintage vem cada vez mais conquistando adeptos, tanto na moda, quanto na decoração.

A decoração vintage é delicada, romântica, cheia de personalidade e logicamente, tem muitas referências ao passado. Hoje em dia esse tipo de decoração está em alta. E virou moda transformar o antigo em moderno. Uma decoração vintage envolve a utilização de artigos que muitas vezes são deixados de lado, mas que no final transformam o ambiente em algo novo e moderno. O estilo vintage é basicamente um estilo de utiliza referências e objetos de outros tempos, para criar um novo ambiente, inspirado, mas não igual, aos que havia nessas épocas. Este estilo não é recente, tendo sido primeiramente utilizado nas décadas de 30 e 40. Contudo, nessa altura, as épocas em que se inspiravam eram outras. Hoje em dia, o estilo vintage baseia-se sobretudo nas décadas de 40, 50 e 60.

Os ambientes em estilo vintage são extremamente charmosos e sem muita ostentação. Não é preciso gastar muito para criar um ambiente vintage. A riqueza fica por conta dos detalhes e objetos-chaves que são capazes de contar histórias!

Se inspirar em decoração vintage para o quarto é transformar seu cantinho num lugar charmoso, utilizando peças antigas como objetos de decoração. Lembrando que o vintage pode ser bem simples ao mais sofisticado. Se inspire nas ideias, vale tudo se você esta decorando o seu cantinho. Quando mais você tentar deixar tudo parecido com você, mais bonito ficará.

Utilize elementos com um ar nostálgico como gaiolas, bicicletas antigas, abajures bordados, relógios e rádios antigos (Foto: Divulgação)

Para criar estilo vintage na sua casa, dê preferência aos móveis clássicos, com formas arredondadas e aos tons apagados e neutros como o rosa antigo, dourado e branco. Garimpe objetos em antiquários, feiras, lojas de móveis antigos e, claro, na casa da vovó. Também há muita opção de mobiliário com essa releitura antiga em lojas de decoração contemporânea.

Utilize elementos com um ar nostálgico como gaiolas, bicicletas antigas, abajures bordados, relógios e rádios antigos. Se este objeto tiver uma história de família por trás, fica ainda melhor! Peças feitas à mão como o crochet e patchwork e retratos antigos também ajudam a compor o clima retro do estilo vintage. Outra dica é fazer arranjos de flores do campo em garrafinhas de vidro ao invés de vasos.

Cuidado para não exagerar e criar um cenário do passado. Não há uma regra a seguir, mas o bom senso e equilíbrio são necessários. Uma peça vintage pode ser usada pontualmente ou então você pode colocar alguns elementos mais modernos em um ambiente onde o ar retro predomina. Assim fica mais divertido, agradável e harmonioso!

A decoração estilo vintage não reside na ostentação ou na profusão de objetos antigos. Aliás, as características de uma decoração vintage passam muito pelos detalhes, dando grande personalidade, charme, e uma certa aura de romantismo a uma casa, sem que no entanto, se perca um tom moderno.

Um cruzamento de estilos é a melhor definição para a decoração de uma casa que combina elementos mais vintage com pormenores mais contemporâneos (Foto: Divulgação)

Por essa razão, criar um ambiente vintage não é necessariamente caro. Sabendo usar os detalhes corretamente, consegue-se criar um ambiente cheio de charme e romantismo, sem gastar muito dinheiro.

Os tons claros são os preferidos neste tipo de decoração, especialmente os pastéis. Além de serem uma base ótima, que ajuda a tornar menos pesado a existência de variados objetos, dão ainda uma leveza que, combinada com a presença de flores, criam um ambiente vintage fantástico.

Neste tipo de decoração, os sofás modernos não são propriamente os mais adequados. Procure sofás estilo mais antigo que, acompanhados por almofadas coloridas e que combinem com o resto das cores, serão o coração da sua sala.

Na cozinha, os móveis mais rústicos e claros são ideais, bastará juntar os tradicionais guardanapos de tecido e louças de porcelana do tempo da sua avó.

A decoração estilo vintage não reside na ostentação ou na profusão de objetos antigos (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter