Piso de concreto estampado

Nos últimos anos, praças e calçadões vem chamando a atenção pela beleza de sua pavimentação, realizada com concreto estampado

Comentar
Compartilhar
09 ABR 201411h22

Trata se de um pavimento de concreto monolítico, executado "in loco", que recebe um tratamento na superfície, no mesmo instante em que é feita a concretagem do pavimento. Aplicam-se os endurecedores coloridos de superfície através do processo de salgamento ou pigmentando-se toda a massa. Após o colorimento, as fôrmas de estampagem são aplicadas na superfície do concreto imprimindo um efeito de padrão tridimensional. O sistema de piso em concreto estampado reproduz cores e texturas variadas, através do uso de ferramentas adequadas, de fôrmas para estampagem e produtos de acabamento especiais.

Nos últimos anos, praças e calçadões de várias cidades brasileiras vem chamando a atenção pela beleza de sua pavimentação, realizada com concreto estampado. Com texturas, desenhos e cores que lhe emprestam o charme e a personalidade de pedras naturais, tijolos, madeiras ou cerâmicas, os pisos em concreto estampado vem ganhando cada vez mais adeptos entre arquitetos, decoradores, engenheiros e demais profissionais do setor. A estampagem em piso de concreto é um processo basicamente artesanal, realizado através de ferramental próprio , com a utilização de produtos de acabamentos especiais , que resultam num piso de grande beleza, durabilidade, facilidade de manutenção e custos baixos.

O piso em concreto estampado é indicado para todas as áreas que necessitam de um piso resistente (Foto: Divulgação)

A técnica de estampagem em pisos de concreto consiste em reproduzir pavimentações com pedras, tijolos, madeiras ou cerâmicas no piso executado em concreto dosado em central .Esta reprodução é feita através do uso de ferramentas adequadas, formas para estamparia e produtos de acabamentos especiais que permitem a coloração permanente do concreto, além de conferir uma maior resistência à abrasão e ao atrito. O emprego de selantes acrílicos em seu acabamento permite a inibição de formação de fungos, além de não haver o desbotamento de cores pela ação dos raios UV.

Uma das maiores vantagem do piso em concreto estampado é a relação custo x benefício. Além da beleza, praticidade, maior resistência à abrasão e ao atrito, o piso em concreto estampado oferece rapidez na execução. Uma equipe de 4 homens, por exemplo, faz 150 m² de piso estampado por dia ,e dependendo da conformação do piso, pode-se fazer muito mais do que isso. Para alcançar esses índices de produtividade é imprescindível a utilização do concreto dosado em central. Você tem que ter volume de concreto suficiente para cobrir toda a área que vai ser estampada.Não da para ter produtividade se não for com concreto dosado em central, que chega no caminhão betoneira com 6 a 8 m³ de cada vez. Além disso, o controle tecnológico do concreto dosado em central é que possibilita a garantia da durabilidade e qualidade do piso em concreto estampado.

O piso em concreto estampado é indicado para todas as áreas que necessitam de um piso resistente, como estacionamentos , áreas comerciais, postos de gasolinas, escolas, hotéis hospitais, decks de piscina, terraços, varandas,etc. É importante frisar que,apesar do piso em concreto estampado ter a vocação de servir muito bem para obras grandes,ele também pode ser utilizado em áreas internas de residências, por ser um piso bonito.