X

Notícias

Memórias do FESTA - A instigante Pagu a instigar o teatro em 58

O ofício muito se devia às suas vivências ao redor do mundo com diferentes intelectuais e artistas, como o “pai da psicanálise” Freud e os surrealistas André Breton e René Crevel

Publicado em 01/09/2015 às 16:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O mês de dezembro de 1958 foi o estopim para a criação de um movimento teatral na Baixada Santista. O nome de sua propulsora: Patrícia Galvão. Musa do ‘Modernismo’ nos anos 20 e militante comunista nos anos 30, a Pagu passou a década seguinte se dedicando ao jornalismo e crítica de artes.

O ofício muito se devia às suas vivências ao redor do mundo com diferentes intelectuais e artistas, como o “pai da psicanálise” Freud e os surrealistas André Breton e René Crevel.

Ao lado de seu segundo esposo, Geraldo Ferraz, Pagu partilhava páginas e páginas no Brasil sobre as principais influências ideológicas da Europa.

 Pagu partilhava páginas e páginas no Brasil sobre as principais influências ideológicas da Europa (Foto: Divulgação)

Em 56, o casal foi convidado a trabalhar num jornal de Santos. Efervescentes, mobilizavam saraus e ciclos de estudos de Fernando Pessoa a Ionesco. Cultivando a arte na Cidade, Pagu logo acertou parceiros para capitanear o 1º Festival Regional de Teatro Amador em 1958.

Assim, desejava incitar a circulação dos artistas locais para a própria comunidade. Aplausos que atravessam gerações até hoje com o FESTA 57.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Madonna está irritada com o sol no Rio e reclamando de tudo

Quem afirmou isso foi um funcionário do Copacabana Palace, onde a cantora e sua equipe estão hospedados desde o dia 29

Cotidiano

Intervenção da 'Casa dos Horrores', em Santos, completa 35 anos

A Casa Anchieta reservou histórias de dor e sofrimento antes da intervenção antimanicomial

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter