X

Brasil(excluida)

Belo Horizonte

Construída há um século como uma cidade planejada, suas ruas arborizadas formam uma rede organizada

Publicado em 24/07/2014 às 15:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A capital de Minas Gerais é uma metrópole com todas as letras, mas não perdeu o jeitinho de cidade do interior. Urbana e ao mesmo tempo bucólica, Belo Horizonte tem pão-de-queijo, cachaça, parques e botecos; além de intensa programação cultural, lojas sofisticadas e restaurantes estrelados.

Estar num bar com os amigos aqui é tão importante que são milhares de estabelecimentos espalhados por todos os lugares - motivo pelo qual a cidade ficou conhecida como a capital dos barzinhos e é o berço do festival Comida di Buteco.

Emoldurada por serras e montanhas, a primeira cidade planejada do país foi à escolhida pelo arquiteto Oscar Niemeyer para seu debut profissional, na década de 40. As obras enfeitam o contorno da lagoa da Pampulha, um dos cartões-postais de "Beagá" - como a capital é carinhosamente chamada por seus moradores. Por lá estão o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, e a bela igreja de São Francisco de Assis, ornamentada com 14 painéis de azulejo de autoria de Cândido Portinari. No Centro, os destaques arquitetônicos ficam por conta do Palácio da Liberdade, em estilo art déco; e do Palácio das Artes, cujos palcos são constantemente ocupados por renomados grupos como Corpo (dança), Galpão (teatro) e Giramundo (teatro de bonecos), originais de Belo Horizonte.

Os bairros Savassi e Lourdes é que são os mais conhecidos por concentrar o maior número de botecos interessantes, mas outras qualidades reforçam o turismo em "Beagá". A beleza arquitetônica é uma delas.


Complexo Lagoa da Pampulha (Foto: Divulgação)

Quando ir

Assim como em todo o Sudeste, Belo Horizonte é quente e úmida na primavera e no verão, e tem clima seco e noites frescas no outono e no inverno. O inverno é ideal para curtir os fins de semana no vilarejo serrano de São Sebastião das Águas Claras (ou Macacos, para os íntimos), 35 km ao sul. Agosto é mês de festival gastronômico em Tiradentes; setembro tem o Tudo é Jazz em Ouro Preto. Os melhores carnavais são os de Ouro Preto e Diamantina.

Onde ficar

A hotelaria belo-horizontina é francamente voltada para o viajante a negócios. Os hotéis mais antigos e tradicionais ficam no Centro. A maior parte dos hotéis hoje se distribui entre a Savassi e Lourdes, dois bairros centrais onde se encontram restaurantes, bares, lojas de rua e shopping centers. Lourdes é o bairro do momento. Em fins de semana e feriados as tarifas baixam.

O que fazer

O circuito básico inclui visitas à Praça da Liberdade, ao Museu de Artes e Ofícios, ao Mercado Central e, evidentemente, ao complexo da Pampulha, primeira manifestação do gênio de Oscar Niemeyer. O circuito mais divertido, porém, é o dos botecos. Abra os trabalhos no Mercado Central e depois faça da lista do Comida di Buteco o seu guia oficial. (Dê uma chance ao jiló!).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter