X

Brasil(excluida)

1ª Festa Junina da Montanha

O Hotel Estoril, na serra da Mantiqueira, organiza a 1ª Festa Junina da Montanha, até dia 03 de agosto de 2014

Publicado em 15/07/2014 às 11:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A festa popular mais conhecida no Brasil é o carnaval, porém as festas juninas não perdem seu lugar, estando entre as principais festas do país.

O nordeste é a região que mais valoriza as festas juninas, onde acontecem vários concursos para se eleger a quadrilha mais alegre e bonita do Brasil. A cidade de Campos do Jordão, não deixa por menos, os empresários Fábio e Milena Bernardino proprietários dos hotéis Estoril e Serra da Estrela entre outros estão realizando o 1º Arraiá na Montanha, com todos os itens que a festa merece. A organização está a cargo da arquiteta Luciana Coelho que tem surpreendido os participantes.

Dentre os enfeites das festas juninas, o mais comum são as bandeirolas. Neste ano devido a Copa do Mundo a decoração usou e abusou das bandeirinhas brasileiras e as cores verdes e amarelas são a tônica da decoração. Esses apetrechos surgiram porque os três santos homenageados na festa tinham suas imagens pregadas em bandeiras coloridas e imersas em água, a famosa lavagem dos santos. Com isso, acredita-se que a água fica purificada, fazendo a purificação das pessoas que se molham com elas. Com o passar dos anos, essas bandeiras foram sendo substituídas pelas bandeirinhas menores, que trazem a mesma simbologia de purificar o ambiente da festa.

Além disso, temos Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro. Os mais religiosos contam que as moças pedem um noivo para o santo, mas este só arruma o pretendente quando é castigado pela moça, sendo colocado de cabeça para baixo ou ficando com a cabeça mergulhada numa bacia com água.

Entrada principal do evento (Foto: Liberado Jr/DL)

O casamento caipira surgiu como chacota aos casamentos clássicos. A noiva aparece grávida (em Campos a equipe do Hotel Estoril responsável pelo Arraiá tem recebido muitos elogios. Eles brincam com todos os presentes e arrancam muitas risadas de todos) e seu pai obriga o moço a assumir a responsabilidade, fazendo-o casar com uma espingarda apontada para a cabeça. Essa história é muito engraçada, pois o pai da noiva tem todo o apoio do delegado da cidade, que é seu amigo. Durante a cerimônia o noivo, que está bêbado, tenta fugir, mas sem sucesso. Após o enlace, os noivos puxam a dança da quadrilha.

Comidas Típicas
Conta a história que as comemorações juninas surgiram na época pré-gregoriana, em comemoração à fartura das colheitas, quando realizava-se uma grande festa pagã para agradecer a fertilidade da terra. Essa festa era realizada no dia vinte e quatro de junho.

Aos poucos, a festa foi sendo difundida por todo o Brasil, tendo chegado ao nosso país através da colonização dos portugueses.

Nessa data, o milho está em evidência em nossas plantações, sendo à base de todos os alimentos consumidos nas festas juninas.

Dentre tantos pratos deliciosos podemos destacar a canjica, o curau, a pipoca, a pamonha, o bolo de milho, o caldo de milho, milho cozido, entre outros. Em Campos do Jordão o destaque fica para o pinhão. Uma dica bacana: experimente o pastel de pinhão e a paçoca do Arraiá é de comer ajoelhado.

Área de lazer do hotel Estoril (Foto: Liberado Jr/DL)

Brinquedos: A diversão de adultos e crianças também está garantida: touro mecânico, cama elástica, tobogã e patinação no gelo.

Serviço: A entrada é gratuita Av. Macedo Soares (de frente ao Market Plaza), Vila Capivari, Campos do Jordão - SP

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ENTENDA

Bolsonaro tem alta após ser internado às pressas em Manaus

Bolsonaro foi a Manaus participar de um evento do PL Mulher, ala presidida pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro

CASO PORSCHE

Motorista de Porsche pretende se apresentar na segunda, diz advogado

Empresário é acusado de causar um acidente trânsito no fim de março que deixou uma pessoa morta e outra ferida na zona leste de São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter