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Automotor - Renault Duster repaginado

Iconic CVT X-Tronic embala o Duster para retomar a briga dos utilitários esportivos

Da Reportagem

Publicado em 15/11/2020 às 08:08

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Renault Duster Iconic CVT X-Tronic / Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira, da AutoMotrix

Para tentar retomar as trilhas mais gloriosas do Duster, a Renault sabia que era necessário renová-lo. Por isso, renová-lo era a meta da linha 2021, apresentada em março deste ano. Só que as medidas de isolamento social causada pela pandemia do coronavírus atrapalharam as vendas não apenas do Duster, mas de todos os automóveis vendidos no Brasil. Agora, chegou a hora de mostrar se o Duster tem potencial para reencontrar o caminho que leva aos corações e mentes (e também ao bolso) dos consumidores brasileiros. Na linha 2021 do SUV, a versão "top" Iconic CVT X-Tronic é a que cumpre a missão de estrelar as publicidades.

A plataforma do Duster permanece a mesma "herdada" do sedã Logan e do hatch Sandero, porém, todas as peças da carroceria foram redesenhadas. As dimensões cresceram poucos centímetros e as linhas ficaram mais musculosas. O ângulo do para-brisa foi reduzido e a linha de cintura ampliada, diminuindo a área envidraçada. Os faróis apresentam a assinatura luminosa característica da gama Renault, com luzes diurnas de led em formato de "C". O novo para-choque reforça as linhas marcantes do capô. Na lateral, o Duster tem linha de cintura mais alta e as portas receberam um novo desenho. Com bons ângulos de entrada (30 graus) e de saída (34,5 graus) e altura do solo de 23,7 centímetros, o novo Duster se propõe a superar os eventuais obstáculos. Entre as novidades na parte traseira estão a tampa do porta-malas e o para-choque reestilizados e, principalmente, as lanternas de led, que lembram as do Jeep Renegade. O porta-malas, com 475 litros, é um ponto forte do modelo.

No interior, o painel foi redesenhado e o novo console central abriga saídas de ar, painel de instrumentos e a central multimídia Easy Link com tela capacitiva de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, com layout personalizável para até cinco usuários diferentes. O novo sistema de ar-condicionado digital oferece oito velocidades e opções de temperatura entre 17,5°C a 26,5°C. Pela central multimídia da versão Iconic é possível visualizar imagens das quatro câmeras do novo sistema Multiview. A configuração também incorporou alerta de ponto cego e sensor crepuscular. O assento dianteiro, que oferece ajuste de altura, recebe espumas mais longas e melhor apoio lateral, enquanto o encosto apresenta maior espessura, laterais maiores e novos apoios de cabeça e de braço.

Se esteticamente a evolução do novo Duster é inquestionável, a decisão de manter a motorização aspirada 1.6 SCe do modelo anterior não rende críticas tão favoráveis. O motor flex atinge a potência de 120 cavalos com etanol e o torque de 16,2 kgfm. A novidade é a adoção da tecnologia start&stop, que aparece nas versões com câmbio manual e nas CVT X-Tronic, agregando ainda um software de gerenciamento e dando a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente. Há possibilidade de trocar as marchas manualmente na alavanca de câmbio - basta posicionar a manopla à esquerda.

Toda a linha Duster vem com direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com led, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois Isofix no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas, trava elétrica com fechamento automático, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de aço de 16 polegadas e chave canivete. A versão "top" Iconic CVT X-Tronic é a mais completa e vem com faróis de neblina, grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, barras de teto cromadas, faróis de neblina, retrovisor externo elétrico cromado, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelho nos dois para-sóis, volante em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera, ar-condicionado automático, sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave-cartão hands free, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas e apoio de braço. Em termos de airbags, o Duster se limita aos obrigatórios frontais, e não vem com os laterais.

O preço da versão Iconic parte de R$ 101.390 na cor Vermelho Vivo - um salto de 15,9% em relação aos R$ 87.490 cobrados pelo mesmo modelo em março deste ano, na época do lançamento. É fato que todos os automóveis vendidos no Brasil aumentaram seus preços nesse período - mas a maioria em percentuais menores. A cor Branco Glacier eleva o preço do Duster Iconic em R$ 700 e todas as outras cores disponíveis (inclusive o Marrom Vison do modelo testado) acrescentam R$ 1.650 à fatura.

SUV de família

A direção elétrica tornou o Duster bem mais confortável para as manobras. O esforço de manobra diminuiu 35% em relação à versão anterior. Já nas velocidades mais elevadas, o sistema entrega a desejada firmeza. Com seu motor 1.6 16V SCe. o Duster oferece acelerações progressivas, porém, sem qualquer esportividade. Quando o motorista resolve pisar fundo no pedal do acelerador, a transmissão Xtronic CVT com seis marchas simuladas até trabalha para rentabilizar ao máximo o potencial do motor, no entanto, a transmissão é lenta nas saídas e retomadas e, nas subidas, o SUV demora a embalar. O câmbio CVT é claramente voltado para o conforto de rodagem, ideal para quem prefere dirigir sem se estressar. Para os mais apressados, fazer as trocas manualmente proporciona performances mais convincentes e é útil nas ultrapassagens.

A versão Iconic incorpora tecnologias de segurança como o ESP (controle eletrônico de estabilidade), freios ABS com AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência) e o HSA (Assistente de Partida em Rampa), que mantém o veículo parado por até dois segundos após a liberação dos freios em subidas. Em termos suspensivos, o Duster preserva o ajuste confortável, contudo, transmite percepção de robustez quando trafega sobre pisos irregulares. A suspensão entrega um bom nível de estabilidade e absorve bem os buracos no chão. O sistema Multiview, que é de série na Iconic, exibe as imagens de quatro câmeras na tela do multimídia e facilita bastante nas manobras - além de ajudar a reforçar a percepção de modernidade a bordo.

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