Prefeitura ganha reforço para plano emergencial contra enchentes

Nova reunião aconteceu nesta terça, com a participação de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e Tiro de Guerra

19 MAR 2013 • POR • 19h17

Para dar continuidade ao plano de ações emergenciais que começou a ser discutido no último domingo (17), a prefeita Ana Preto reuniu, nesta terça-feira (19), parte da equipe de Governo e representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e Tiro de Guerra. Durante o encontro, foram estabelecidas medidas que devem ser prontamente aplicadas, principalmente na área da saúde.

“As pessoas que tem contato com a água da chuva devem receber atendimento médico e acompanhamento, a fim de evitar a contaminação de doenças que afetam a qualidade de vida”, ressaltou Ana Preto.

Leia Também

Integração contra o crime na Baixada Santista

Baixada terá divisão de homicídios em abril

Peruíbe sediará encontro regional de Educação

Prefeitura de Peruíbe pede mais recursos para Saúde ao Governo Estadual

Ambulantes de Peruíbe devem renovar suas licenças

A prefeita lembrou ainda que o objetivo desse plano de ações emergenciais é preparar os órgãos públicos para atender a população com respeito e dignidade.

“Estamos preparados para atender emergências, se houver, a equipe tem que se antecipar ao problema”, disse Ana Preto.

Além dos pontos definidos no último domingo, como os locais que poderão abrigar famílias desalojadas, a Prefeitura vai disponibilizar ônibus, caminhões e máquinas que estarão à disposição para transporte de famílias e alimentos. Ainda durante a reunião, os representantes da PM, Corpo de Bombeiros, SAMU e Tiro de Guerra confirmaram apoio para a operação emergencial, caso seja necessária.

O capitão Sebastião, da Polícia Militar, elogiou a iniciativa da Administração Municipal em se antecipar ao problema e destacou a importância do alinhamento entre os órgãos na Cidade.

“Essa preparação para um ‘gerenciamento de crise’ é fundamental para o sucesso do trabalho com agilidade e eficiência. Temos que operar juntos e com funcionalidade”, enfatizou.

Estrutura

Nos bairros do Caraguava e Caraminguava, a Prefeitura disponibilizará o NAES, o Ginásio de Esportes e o Centro Comunitário do Caraminguava. Para a região do Jardim Veneza, o Centro Comunitário do bairro e a quadra da escola Maria Amélia poderão ser utilizados. Na Vila Erminda, o Centro Comunitário Somar e a escola Amália Berta. Já para o Ribamar e Jardim das Flores, ficará reservada a antiga creche do Ribamar. No bairro do Guaraú, o Centro Comunitário.

Para o transporte das famílias, serão disponibilizados ônibus e caminhões. O Fundo Social de Solidariedade também ficará de prontidão para fornecer alimentação, roupas e estrutura necessária. A pedido da prefeita, 100 cestas básicas ficarão contingenciadas para serem entregues em situação de emergência.

Vale ressaltar que se trata de um plano de preventivo, que poderá ser acionado a qualquer momento, mobilizando diversos setores e órgãos públicos. Por isso, também haverá reforço no atendimento da Defesa Civil, SAMU, ambulâncias, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Em caso de enchentes ou alagamentos, a população pode entrar em contato diretamente com a equipe da Defesa Civil Municipal, pelo telefone 3455-2232.