Equipes do Samu percorrem Água Fria e Pilões prestando atendimento a moradores

Em paralelo, médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde continuam de plantão nos abrigos e nos PSs. Desde sábado foram mais de 4 mil atendimentos

26 FEV 2013 • POR • 21h21

Desde ontem (25), moradores dos bairros Água Fria e Pilões, em Cubatão, que não deixaram suas moradias depois da enchente, têm recebido atendimento médico em casa. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu, está percorrendo esses dois bairros, os mais afetados pelas chuvas, para prestar os primeiros socorros. Somente nesta segunda-feira foram 40 atendimentos entre curativos, medicação, distribuição de remédios de uso contínuo e receitas de medicação controlada. No fim de semana, quando a base do Samu ficou estacionada dentro do Centro Esportivo Castelão, 180 cidadãos receberam atendimento médico.

A “motolância”, uma moto adaptada, antecede a chegada da ambulância nos bairros Pilões e Água Fria, avisando a comunidade sobre a ação do Samu e prestando atendimento primário. O automóvel chega logo depois. “Adotamos essa estratégia, indo diretamente a campo para atender o mais rápido possível essas pessoas que continuam nesses bairros mais atingidos”, diz Carlos Alberto Yoshimura, Diretor do Samu de Cubatão, que afirma que a equipe, formada por médico e enfermeiros, foi muito bem recebida por onde passou.

Leia Também

Estudantes da Escola Técnica Federal recolhem doações para desabrigados

Vereadores de Cubatão aprovam contas do Executivo de 2010

Triagem na Vila Esperança tem mais dois postos de atendimento

Abastecimento de água na Baixada Santista não está 100%

Prefeitura de Cubatão pede a reintegração de 173 apartamentos

A ideia é atender quem foi atingido pela cheia e não tem condições de ir até o Pronto Socorro ou às Unidades Básicas. Outro objetivo é, ainda, prevenir casos de dermatites (problemas de pele, alergias por causa do contato com a água suja), resfriado, pneumonia. Hoje à tarde, a equipe do Samu também estava agendada para passar pelos bairros novamente, porém, a chuva forte que caiu impediu o acesso a esses dois locais. Mas amanhã (27), a previsão é de que os funcionários sigam para Água Fria e Pilões, no período da tarde.

Equipes de Saúde de plantão nos abrigos – Desde sábado, equipes da Secretaria de Saúde, compostas por médico, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, estão de plantão nos abrigos do Centro Esportivo Castelão, Escola Júlio Conceição, UMEs Princesa Isabel e Estado de Alagoas, e Igreja dos Mórmons. Ali, prestam os primeiros socorros, medicam se necessário e fornecem receitas de remédios de uso contínuo.

De sábado até terça-feira foram 530 atendimentos de saúde nos 5 pontos de abrigo, realizados por cerca de 80 funcionários, além dos médicos e enfermeiros da Cruz Vermelha, que também colaboraram no fim de semana. Já os pacientes recebidos nos Prontos Socorros Central, Infantil e do Jardim Casqueiro chegam a 3570. Isso representa um aumento de 70% na demanda, de acordo com Júlio Cesar Silva do Carmo, Diretor de Saúde de Cubatão.

Além disso, a Secretaria de Saúde realizou um mutirão de limpeza nas Unidades Básicas de Saúde da Água Fria e dos Pilões e esses locais já estão atendendendo normalmente a população. A recomendação para os moradores dos demais bairros da Cidade que sofreram prejuízo por conta da enchente, procure o atendimento emergencial nos Prontos Socorros ou se encaminhem diretamente às UBSs.