Preços dos alimentos no mundo têm menor valor em cinco anos em pesquisa da FAO

Segundo o relatório semestral da FAO divulgado hoje (7), os preços dos derivados do leite tiveram a maior queda, seguidos dos preços do açúcar, de cereais e de óleos vegetais

7 MAI 2015 • POR • 16h43

O Índice de Preços de Alimentos no mundo, em abril de 2015, foi o menor desde junho de 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que aponta para uma queda de 1,2 % nesses valores em abril com relação março de 2015 e de 19,2 % com relação a abril de 2014.

Segundo o relatório semestral da FAO divulgado hoje (7), os preços dos derivados do leite tiveram a maior queda, seguidos dos preços do açúcar, de cereais e de óleos vegetais. Em contrapartida, os valores de carne subiram em abril, no primeiro aumento desde agosto de 2014.

Leia Também

Milhões de britânicos vão às urnas na mais disputada eleição do Reino Unido

Tornados nos EUA destroem casas e capotam carros em Estados da região central

Cinco soldados da Ucrânia são mortos e cessar-fogo no país parece ameaçado

Imigrantes são resgatados após 12 dias no mar por patrulha da Itália

Organizações brasileiras lançam campanha para arredar doações para o Nepal

A produção de cereais em todo o mundo provavelmente vai diminuir em 1,5% este ano com relação ao ano passado, segundo o levantamento, principalmente devido à redução da área plantada com milho.

Se as condições climáticas continuarem normais em 2015, a previsão da FAO para a produção mundial de cereais é de 2,5 bilhões de toneladas, um pouco abaixo do recorde do ano passado, mas quase 5% acima da média dos últimos cinco anos. Segundo a entidade, a queda será amortizada pelos estoques da boa produção de 2014.

O Índice de Preços de Alimentos é ponderado pelo comércio exterior que rastreia preços dos cinco principais grupos de commodities de alimentos nos mercados internacionais. Ele agrega preços  dos cereais, carne, laticínios, óleos vegetais e açúcar.