Prédio em obras desaba no Jardim Casqueiro e deixa feridos

Os três operários que estavam presos nos escombros já foram socorridos e encaminhados ao hospital. Nenhum deles corre risco de vida

1 ABR 2015 • POR • 09h51

Colaboração Victória Simonato

Um prédio comercial, onde funcionava uma autoescola, desabou às 8h50, na Avenida Brasil, no bairro Casqueiro, em Cubatão. Um ajudante e um pedreiro foram socorridos no local e encaminhados ao hospital. Segundo o Capitão de Bombeiros, Antônio Marcos da Conceição, que comandou a operação, os três sofreram trabalhadores sofreram escoriações generalizadas e não correm risco de vida. Um outro ajudante na obra e um eletricista conseguiram escapar. 

Leia Também

Acidente com três carretas deixa um morto e interdita a Via Anchieta

PAT de Cubatão passa a atuar na Fábrica da Comunidade

Novas cadeiras na Câmara de Cubatão devem custar mais de R$ 2 milhões

Mutirão de cadastramento para programas sociais é realizado hoje em Cubatão

UME Luiz Pieruzzi Netto vai passar por ampla reforma e ganhar acessibilidade

A polícia cercou a área. Três viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e cinco viaturas do Corpo de Bombeiros foram encaminhadas ao local. 

Um funcionário que trabalhava no local na hora do desabamento, afirmou que o prédio foi comprado pela 'Rede Krill' - em 2013, uma marquise da mesma rede de supermercado desabou e matou uma mulher também no Jardim Casqueiro. Ele não sabe o que seria feito do local, mas estavam trabalhando na obra há 20 dias. 

O prédio, que fica perto de uma escola de ensino fundamental, foi vendido há três meses e estava em reforma. As lojas que funcionam na parte de baixo do local estavam fechadas, pois tinham sido esvaziadas para reforma. 

De acordo com o comerciante Luiz Gustavo Menezes, que trabalha em uma serralheria situada ao lado do prédio, foi possível sentir o local tremer. "Subiu muita fumaça, tremeu todos os prédios ao lado". 

O Secretário de Obras da Prefeitura, Silvano Lacerda, está no local acompanhando os trabalhos. 

Em nota, a Prefeitura de Cubatão informa que:

"O imóvel comercial funcionava com lojas no piso térreo e superior, onde ocorreu o desabamento. Segundo informações apuradas no local, o imóvel estava passando por obras. Cinco trabalhadores estavam no pavimento superior no momento do acidente, sendo que dois conseguiram sair ilesos. Os outros três ficaram presos nos escombros e já foram encaminhados ao PS Central. As vítimas Merquides Custódio Santos Junior, de 28 anos, e José Carlos Gomes da Silva, de 53 anos, chegaram conscientes, com suspeita de traumas, e passaram por exames de raio X e tomografia. Os dois tiveram trauma na bacia e Merquides já foi encaminhado para a sala de cirurgia. A terceria vítima, Cosme Andrade da Silva, de 22 anos, teve escoriações leves, já foi atendido e deve ser liberado nas próximas horas.

Devido ao acidente, a rede de telefonia foi atingida e os telefones naquela região não estão funcionando. Quem precisar entrar em contato com o SAMU, que fica próximo ao local do acidente, deve ligar para o 193 (Corpo de Bombeiros).

Reforma do imóvel – O projeto para a reforma foi protocolado no dia 24 de fevereiro na Prefeitura de Cubatão e não possuía autorização para início da obra. No dia 6 de março, o imóvel foi vistoriado por um fiscal da Secretaria de Obras, que não constatou, naquele momento, nenhuma movimentação no local. O projeto encontra-se em análise por técnicos da Prefeitura, dentro do prazo de 60 dias para a autorização ou não dos serviços.

A Administração já determinou a apuração dos fatos relacionados ao acidente. Técnicos da Defesa Civil permanecem no local acompanhando o trabalho do Corpo de Bombeiros."