Campanha contra abuso nos ônibus será lançada na Semana da Mulher

A campanha vai acontecer durante a programação da Semana da Mulher em Santos e inclui cartazes e anúncios

6 MAR 2015 • POR • 17h30

Encorajar usuárias as denunciarem atos praticados nos ônibus e áreas de grande concentração. Com este propósito, começa na próxima segunda-feira (9), em Santos, a campanha de conscientização e prevenção ao abuso sexual contra mulheres no transporte público e e outros locais.

A campanha vai acontecer durante a programação da Semana da Mulher e inclui cartazes e anúncios. O material, com o título Mantenha Distância, não abuse, orienta para as denúncias que podem ser feitas pelo telefone 180.

Leia Também

Câmara convoca Del Bel a dar explicações na 2ª feira

Câmara de Santos votará texto que amplia transparência nos gastos com publicidade

Como reduzir desperdícios em bares e restaurantes é tema de encontro em Santos

Projeto orienta padarias da Baixada Santista sobre segurança alimentar

Baixada Santista poderá participar da 7ª edição do Concurso Moda Inclusiva

Em geral, as vítimas têm vergonha e não relatam situações constrangedoras que acontecem nos coletivos, principalmente nos horário de pico. A coordenadora de Políticas para a Mulher, Diná Ferreira Oliveira, afirma que não tem registro denúncia de abuso sexual praticado em ônibus.

Conscientização

Ligada à Secretaria de Defesa da Cidadania, a coordenadoria quer conscientizar os homens de que a aglomeração humana não lhe dá o direito de se aproveitar dessa situação para uma atitude libidinosa e que esse comportamento é um crime. Já as mulheres são orientadas e encorajadas a denunciar.

Inicialmente foram impressos 500 cartazes que serão afixados em todas as linhas de ônibus municipais e no Terminal de Passageiros, no Valongo. A campanha foi instituióda por meio da lei 3.098, de 5 de janeiro último, com o objetivo de coibir o assédio sexual e incentivar as vítimas a denunciarem os infratores.