Ação de educação ambiental recolhe 11.250 bitucas de cigarro

O material foi recolhido durante mutirão realizado nesta quinta-feira, na Praia do Tombo, em Guarujá.

3 FEV 2013 • POR • 00h39

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma ação de educação ambiental e recolhimento de microlixo, na Praia do Tombo – Bandeira Azul, na quinta-feira (31). A ação foi realizada em parceria com a Associação dos Quiosques do Tombo, Associação de Futvoley e o Instituto Gremar (Grupo de Resgate e Reabilitação de Mamíferos Marinhos). Na oportunidade, foi realizada uma varredura da faixa de areia e do calçadão, resultando no recolhimento de 11.250 de bitucas de cigarro, garrafas, tampas de lata, e outros materiais que não são coletados na limpeza de rotina.

A ação contou com apoio das Secretarias de Saúde e Defesa e Convivência Social. Durante a ação, equipes da Secretaria de Saúde (DST-AIDS) fizeram a distribuição de sacolas plásticas, contendo panfletos informativos e preservativos. Também foram realizados exames de sangue no local. Já as equipes da Dengue ajudaram no recolhimento do microlixo , distribuindo folhetos e orientando os frequentadores e turistas  da praia.

Também foram distribuídos cinzeiros ecológicos, sugestão da certificadora do Programa Bandeira Azul e que foram patrocinados por um comerciante local.

Todo material recolhido foi pesado, medido e catalogado. E servirá de base para pesquisas e educação ambiental.

Leia Também

Escolas municipais de Guarujá realizam acolhimento aos pais e alunos

Transporte coletivo pode parar na região

Ocupação em hotéis cai cerca de 3,5% na Região

Guarujá terá nova estação de tratamento de água em 2,5 anos

Movimento intenso no retorno à Capital

No total, foram recolhidas 11.250 bitucas de cigarro, 0,11 metro cúbico (equivalente a 110 litros) de plástico e pets. Este material, apesar do grande volume, pesou apenas 15,4 quilos; por esse motivo também foi realizado o levantamento volumétrico.

Os dados coletados servirão de base para a confecção de um panfleto educativo informando a população sobre os problemas gerados pelo microlixo na saúde das pessoas e seu impacto no meio ambiente terrestre e marinho.