Em brasília, Telma busca apoios para garantias de portuários avulsos

Deputada se reune com ministros e líderes do Congresso Nacional para discutir preocupações de todo o setor acerca da MP 595.

30 JAN 2013 • POR • 20h24

A deputada estadual Telma de Souza (PT-SP) está em Brasília, desde o início da semana, para debater com ministros e líderes do Congresso Nacional as consequências da Medida Provisória (MP) 595, que versa sobre novas regras para o setor portuário nacional. Ela quer que sejam garantidos, ao menos, os direitos dos trabalhadores portuários avulsos.

Na manhã desta quarta-feira (30/01), a parlamentar – que foi uma das articuladoras da Lei 8.630/93, marco regulatório do setor, revogada com a MP – esteve com o ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Leônidas Cristino, para discutir o teor da MP, já vigente. Ela apresentou as preocupações de trabalhadores e empresários portuários, especialmente do Porto de Santos.

Leia Também

“Petrobras não reconhece tecnólogo como profissional qualificado”

Judiciários discutem campanha salarial em assembleia hoje

Sintrammar mobiliza categoria para eleição

Dia do Portuário: Categoria luta para manter direitos

Trabalhadores da CPFL podem entrar em greve

Segundo ela, essas preocupações recaem sobre a desobrigação de requisição de trabalhadores avulsos pelos terminais de porto público, a transformação dos Conselhos de Autoridade Portuária (CAPs) de deliberativos para consultivos, e a quebra de isonomia na concorrência entre os terminais licitados e os de uso privativo.

A deputada paulista transmitiu que consultores do setor vislumbram um cenário arriscado para a concorrência entre empresas portuárias, inclusive com o fim, gradativo, da mão de obra avulsa, uma vez que não haverá mais obrigação de requisição para as operações de granéis sólidos, a exemplo dos granéis líquidos.

Por fim, Telma expôs as preocupações com relação aos CAPs. Com a transformação em um órgão consultivo, este órgão poderá ser descaracterizado, ou seja, os poderes constituídos, as empresas e os trabalhadores deixarem de discutir o próprio futuro.

Telma também esteve com os líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara e no Senado, respectivamente o deputado José Guimarães e o senador Wellington Dias, além do senador Eduardo Suplicy, para pedir apoio com vistas à garantia de permanência dos avulsos no sistema portuário. A parlamentar ainda apresentou as dúvidas do setor na reunião da bancada do PT, realizada na tarde desta quarta-feira.

Nos próximos dias, Telma se reunirá com outros ministros para debater a questão.