Sesap mapeia dados de acidentes de trânsito ocorridos em Praia Grande

Reunião para exposição do mapeamento aconteceu na sexta (13)

13 JUN 2014 • POR • 16h40

A Secretaria de Saúde de Praia Grande (Sesap) apresentou, na manhã de sexta-feira (13), dados georeferenciados sobre acidentes de trânsito ocorridos na Cidade nos quatro primeiros meses de 2014 em reunião que contou com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Trânsito (Setran) e de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e da Polícia Militar (PM). Com este levantamento, que inclui mapas atualizados tipos de ocorrências (acidentes, atropelamentos, entre outros), locais críticos e gravidade das vítimas, gestores de trânsito e de saúde poderão realizar atividades como campanhas educativas e ações de fiscalização.
A busca pela excelência no desenvolvimento das ações de operação, fiscalização e educação de trânsito integram o plano de metas Avança PG, programa que atenderá o triênio 2014-2016, dentro do eixo Cidade Segura.

De acordo com o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da Sesap, Luis Carlos Marono, este mapeamento ajuda a pontuar um diagnóstico para evitar novas ocorrências e identificar pontos críticos. “No primeiro quadrimestre de 2013 foram 501 acidentes na Cidade. Já esse ano, foram registradas 572 ocorrências. E dados como locais dos acidentes, faixa etária dos envolvidos, entre outros, são muito importantes para ações que serão realizadas ao longo do ano, com o intuito de diminuir estes índices”.

Leia Também

Vila Junina é opção de lazer no final de semana

Câmara de Praia Grande obriga a instalar quadro de informações

Câmara de Praia Grande divulga classificação do Concurso Público nesta quinta-feira

Projeto para fiscalização de ONGs é vetado em Praia Grande

Dias de jogos do Brasil não será feriado na Região

Marono explicou que o trabalho de prevenção aos acidentes de trânsito afetam diretamente os setores de saúde. “Acabamos envolvidos por todas as esferas, uma vez que nestes casos realizamos desde o atendimento de emergência com o SAMU até o tratamento das consequências destes acidentes, já que muitas vítimas acabam precisando de outros tratamentos como a fisioterapia”, afirmou.

Para realizar o mapeamento os dados foram fornecidos a Sesap pela PM, em conjunto com a Setran, e são referentes ao período do dia 1º de janeiro de 2014 a 30 de abril de 2014. O projeto de georefenciamento de informações em saúde foi idealizado em 2001 pelo Núcleo de Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupvida) e as ações tiveram início em 2009 com a capacitação de funcionários para a utilização da tecnologia necessária para a elaboração dos mapas.

O secretário de Trânsito Marcelo Afonso Prado elogiou o trabalho. “Só é possível fazer uma boa intervenção com um bom diagnóstico. Nossa intenção é direcionar de forma mais efetiva as ações de trânsito no Município”.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. E para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

Dentro das ações previstas para a área de trânsito, o Avança PG prevê além da busca pela excelência no desenvolvimento das ações de operação, fiscalização e educação de trânsito; implantação de equipamentos eletrônicos de controle de velocidade em áreas de risco, além de promoção do exercício da cidadania em prol de um comportamento coletivo mais seguro, respeitoso e não agressivo.