Verificação anual de taxímetros e mudança de tarifa acontece de 26 a 30 de maio em SV

Realizada pelo IPEM-SP, verificação é obrigatória a todas as categorias de táxi. O taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site do instituto

21 MAI 2014 • POR • 16h10

Todos os taxistas do município de São Vicente deverão passar, de 26 a 30 de maio, pela verificação periódica anual de taxímetro e mudança de tarifa. Realizada pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), a ação será realizada na Praça Cora Coralina, altura do número 208 – Cidade Náutica. A aferição é obrigatória a todas as categorias de táxi e a validade é anual.

O taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não é realizada.

No ato da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

- alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;
- certificado de propriedade do veículo;
- certificado de verificação do IPEM-SP referente ao exercício de 2013;
- GRU quitada;
- comprovante de endereço;
- Guia de serviço fornecida pela oficina que efetuou a mudança de tarifa.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3235-7815 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP em Santos, localizada à Rua Amazonas, 83 – Campo Grande.

Leia Também

Em obra, Ponte Pênsil comemora cem anos

GCM de São Vicente reforça efetivo no dia nacional da paralisação de policiais

Motoristas devem ficar atentos às alterações no trânsito no centro de São Vicente

Sabesp realiza hoje reparo em redes de São Vicente

Sabesp realiza amanhã reparo em redes de água de São Vicente

Fique de olho

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase "verificado até 2015". “Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta”, alerta Alexandre Modonezi, superintendente do IPEM-SP.

O valor da bandeirada é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio dos telefones 0800 013 0522 (São Paulo) e (11) 3581-2019 (outras localidades) e do e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br. No site www.ipemsp.gov.br está disponível para download o Guia Prático de Consumo com dicas sobre o que o consumidor deve observar na compra de diversos produtos.