TRT julgará greve nas empreiteiras da RPBC, em Cubatão

Assembleia desta terça-feira (20) aprovou continuidade da greve, iniciada em 5 de maio

20 MAI 2014 • POR • 17h23

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) julgará, às 13h40 desta quarta-feira (21), a greve dos 4800 operários do consórcio Tomé & Technip, que presta serviços à Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão.

A greve, iniciada em 5 de maio, está em sua terceira semana e prossegue nesta terça e quarta-feira (20 e 21), conforme decisão de assembleia por volta das 8 horas de hoje (20).

Leia Também

Trabalho em edifícios cresce na Baixada

Continua greve nas empreiteiras no Pólo Industrial

Greve nas empreiteiras entra na terceira semana em Cubatão

Greve no polo industrial entra na terceira semana

Greve nas empreiteiras em Cubatão completa duas semanas

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), Macaé Marcos Braz de Oliveira, acredita que o TRT “fará justiça”.

“Nosso departamento jurídico anexou ao dissídio muitas evidências e provas de ilegalidades das empreiteiras nas relações trabalhistas. E os juízes poderão levar isso em conta”, diz o sindicalista.

O pessoal da Tomé Technip recusou de novo, nesta terça-feira, os 10% de correção salarial, vale-refeição de R$ 20 por dia, participação nos lucros ou resultados (plr) de 1,3 salário e pagamento dos dias parados.

Eles reivindicam aumento real de 10% acima do INPC dos 12 meses anteriores à data-base de maio, correspondente a 5,62%. A próxima assembleia será às 7 horas de quinta-feira (22), na portaria da RPBC.

Os 9200 trabalhadores terceirizados do polo industrial aprovaram acordos do sindicato com as empreiteiras e voltaram ao trabalho nos últimos dias. A última leva, de 3.200, retornou nesta terça-feira (20).