Casamento Comunitário oficializará uniões de mais de 30 anos

Casais participaram de curso preparatório de noivos neste sábado (17)

17 MAI 2014 • POR • 18h03

Dos 68 casais que participam do casamento comunitário no próximo dia 31, em Cubatão, 26 já vivem juntos há mais de dez anos. E três deles já celebraram até Bodas de Pérola, quando a união completa 30 anos. Este é o caso de Manoel Pereira da Silva e Maria do Socorro Dantas, que aproveitaram o curso preparatório de noivos, na manhã deste sábado (17), no Bloco Cultural, para a troca de eternas juras de amor.

"Ela é a minha esposa, minha namorada, o meu remédio", disse o sorridente Manoel Silva, que praticamente foi um dos fundadores da Vila São José, isso há 52 anos. "Só vai mudar o estado civil de solteiro para casado. A felicidade continuará a mesma. Nossa união é feita de muita paz", completou.

Leia Também

TRE-SP cassa mandato da prefeita Marcia Rosa

Casamento Comunitário de Cubatão terá 68 casais

Cubatão bem próximo da meta de cobertura vacinal contra a Gripe Influenza

Diário do Litoral entrega doação a Toca de Assis

Jogos do Brasil na Copa alteram funcionamento das escolas municipais de Cubatão

Maria Dantas conta que os filhos, Paulo Roberto e Ana Paula, incentivaram a união. "Paulo Roberto até será o padrinho", disse, comentando que o casamento oficial não saiu antes por puro comodismo. "Sempre deixávamos para o ano que vem. Agora o ano finalmente chegou".

Ao abrir o evento, o secretário de Assistência Social, Genivaldo Linhares Brandão destacou a importância do casamento civil. "Trata-se de um ato que traz cidadania para as pessoas. Como outras ações desenvolvidas pelo governo, esta também garante a inclusão social, o acesso a serviços públicos e os direitos à família".

Também conversaram com os casais, o pastor Genilton Marques, primeiro secretário da União dos Pastores Evangélicos de Cubatão; o representante da Igreja Matriz, Antonio Xavier de Cantalice; e Rosilda Domingos Mesquita, que esclareceu dúvidas jurídicas.

 

Cerimônia
A sexta edição do casamento comunitário ocorre às 16 horas do dia 31 de maio (sábado), no ginásio do Centro de Educação Unificada (CEU), na Rua Assembleia de Deus, 65, Jardim São Francisco (próximo ao Fórum). Em razão de parceria firmada pela Prefeitura com o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, não haverá a cobrança de qualquer taxa. Somente com as despesas de cartório, cada casal economizará R$ 300,00.

De acordo com a organizadora, Simone Gomes, a cerimônia deve durar cerca de quatro horas. Ao final, os noivos receberão uma cesta com bolo e bebidas para celebrar com os familiares.

Simone Gomes enfatizou que os preparativos começam bem antes do ato oficial, ainda pela manhã. Parceria da Prefeitura com o Instituto Embeleze oferece aos noivos cuidados de cabeleireiros, maquiadores e manicures a partir das 10 horas, na Fábrica da Comunidade.

Também na manhã deste sábado, os casais receberam orientações detalhadas sobre a cerimônia com a diretora da Secretaria de Cultura, Silvia Santos.