X

Cotidiano

TRE-SP cassa mandato da prefeita Marcia Rosa

A chefe do Executivo de Cubatão deve entrar com uma liminar em Brasília (DF) para permanecer no cargo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 16/05/2014 às 20:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A prefeita de Cubatão perdeu mais uma vez no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Na noite de ontem (15), Marcia Rosa (PT) teve a cassação confirmada. Os embargos de declaração solicitados pelos advogados da prefeita foram julgados e rejeitados por seis votos a zero. Marcia Rosa deve entrar com uma liminar em Brasília (DF) para permanecer no cargo.

“Sobre a decisão do plenário do TRE-SP, a assessoria da prefeita esclarece que nada muda na Administração Municipal. A chefe do Executivo continua exercendo normalmente suas atribuições”, afirma a Prefeitura através de nota encaminhada à reportagem do Diário do Litoral.

No entanto, caso a chefe do Executivo não consiga uma decisão favorável até a publicação oficial da decisão, o juiz eleitoral da cidade notifica o presidente da Câmara, Wagner Moura (PT), para assumir o cargo de prefeito. Como a petista teve mais de 50% dos votos na eleição de outubro de 2012, um novo pleito deve ser convocado em um prazo de três meses.

“A defesa de Marcia Rosa, mais uma vez, destaca que a palavra final sobre esse caso será proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde o recurso especial está sendo impetrado, assim que a decisão do TRE for publicada. No órgão superior, ficará provado de forma taxativa que nenhuma infração eleitoral foi cometida pela Prefeita de Cubatão, garantindo assim que a vontade popular expressa de forma legítima nas urnas por 39.969 votos, 55% do eleitorado cubatense, seja respeitada”, garante o Executivo.

Marcia Rosa deve entrar com uma liminar em Brasília (DF) para permanecer no cargo (Foto: Matheus Tagé/DL)

Histórico

Marcia Rosa e o vice-prefeito Donizete Tavares vêm passando por turbulências desde o ano passado. Em maio de 2013, uma decisão do juiz eleitoral Dr. Sérgio Ludovico Martins determinou que os mandatos de ambos fossem cassados em primeira instância por ‘abuso de poder político e de autoridade’ e utilização de meios de comunicação e propaganda eleitoral antecipada durante a campanha de 2012.

As investigações começaram após um pedido da Coligação Cubatão Pode Mais com a Força do Povo (PSDB, PR, PP, PSB, PMN e DEM), que solicitou a abertura de 'Investigação Judicial Eleitoral' contra Marcia Rosa, Donizete Tavares, Lúcia Rocha e Leonardo Correia dos Santos, atribuindo-lhes a prática do abuso de poder político e de autoridade, na modalidade do uso da máquina pública, com o objetivo de trazer desigualdade ao pleito eleitoral de 2012.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cocaína acumulada na Baía de Santos desde 1930 já contamina os peixes

Droga se acumula não só na água, mas em sedimentos e organismos marinhos e representa alto risco ecológico, apontou o professor da Unifesp Camilo Seabra durante a FAPESP Week Illinois

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter