SAMU 192 realizará capacitações ao longo de 2013 em Praia Grande

Ações terão aulas teóricas sobre os tipos de ocorrências e noções práticas.

17 JAN 2013 • POR • 19h38

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 de Praia Grande realizará capacitações para os atendentes de emergência ao longo de 2013. As atividades terão aulas teóricas sobre todos os tipos de ocorrência e noções práticas. As ações têm como meta qualificar cada vez mais os serviços prestados à população.

“A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) busca oferecer, com este tipo de reciclagem, a denominada educação continuada aos profissionais. Durante todo ano passado ocorreram etapas desta capacitação”, comentou o chefe do SAMU 192 – Regional Litoral Sul, Gerson Claudino.

Leia Também

Viaduto 18 da Expressa Sul é interditado em Praia Grande

Procuradoria Fiscal notifica imóveis irregulares

Baixada Santista engajada na Hora do Planeta

ABC Transportes e Piracicabana disputam concessão de transporte coletivo

UPA realiza mais de 65 mil atendimentos em 2012

Nos últimos anos os profissionais participaram de atividades deste tipo. Foram abordados temas como: Noções de Atendimento ao Afogado e Quase Afogado; Avaliação Primária e Imobilizações; Método START e Acidente com Múltiplas Vítimas, Prevenção, Combate a Incêndios e Produtos Perigosos, entre outros.

Claudino destacou que a rapidez no atendimento e a qualificação dos profissionais envolvidos no socorro de urgência colaboram com os bons resultados obtidos. “Não é somente chegar e levar para o pronto socorro, como se fazia anteriormente. Agora, o pronto socorro é que vai até o paciente, já que temos médicos, enfermeiros e demais socorristas preparados para qualquer situação”, disse.

SAMU

O serviço é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O objetivo é reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.