Balneabilidade boa em 83% das praias da Baixada

Amostras para análise foram coletadas no período de 6 de abril a 4 de maio último

12 MAI 2014 • POR • 10h50

A balneabilidade é boa em aproximadamente 83% das praias da Baixada Santista. Segundo os últimos relatórios divulgados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), das 71 praias dos nove municípios, 59 estão próprias, mais o Rio Perequê, em Cubatão. As amostras analisadas foram coletadas no período de 6 de abril a 4 de maio.

O gerente da Agência Ambiental de Santos da Cetesb, César Eduardo Padovan Valente, afirma que a ausência de chuva é o principal fator que contribui para a boa qualidade das praias, uma vez que a água das chuvas carrega todo o lixo e esgoto sanitário para o mar. Outro fator é que quanto menos gente, menor será a poluição das praias, segundo ele.

Leia Também

Obra paralisada dos quiosques revolta moradores de São Vicente

Obra interdita trecho da orla de Santos

Sem definir data, secretário garante obras do Rebouças

Caso Fabiane: Um Dia das Mães interrompido

Obra de pontilhão interdita trecho da orla

De acordo com os relatórios da Cetesb, todas as praias de Santos, São Vicente e Bertioga, e o Rio Perequê, em Cubatão, estão com a balneabilidade boa.

Em Guarujá, das 12 praias apenas Perequê está imprópria.

Praia Grande tem três praias com bandeira vermelha, ou seja, impróprias. São elas, Flórida, Real e Jardim Solemar. Seguindo o litoral sul, a maioria das praias de Mongaguá está própria, exceto Agenor de Campos e Flórida Mirim. Em Itanhaém, os banhistas devem evitar as praias de Campos Elíseos e Suarão. Já em Peruíbe, apenas as praias de Peruíbe - Balneário São João Batista e Guaraú estão com bandeira verde.

Vale do Ribeira

No litoral do Vale do Ribeira, bandeira verde em Iguape — praia da Juréia —, e em Ilha Comprida — todas próprias.