Governo do Estado autoriza reforma da Cadeia Velha

Geraldo Alckmin está em Santos para assinar a ordem de início das obras de restauro. O local é tombado em nas esferas municipais (Condepasa), estaduais (Condephaat) e federais (Iphan)

28 MAR 2014 • POR • 20h31

O governador Geraldo Alckmin está em Santos para assinar a ordem de início das obras de restauro da Cadeia Velha de Santos – um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade, tombado pelos órgãos de preservação nas esferas municipal (Condepasa), estadual (Condephaat) e federal (Iphan). O evento acontece no Emissário Submarino de Santos, às 10h30, com presença do secretário municipal de Cultura, Raul Christiano, e do secretário adjunto de Estado da Cultura, Sérgio Tiezzi.

O Diário do Litoral acompanha o dilema da Cadeia Velha há anos. A última matéria, 'Restauro da Cadeia Velha deve começar em 2014', em setembro do ano passado, já dava a notícia de que o restauro do local começaria este ano. Na época, a Secretaria de Estado de Cultura já afirmava que os trabalhos de recuperação do prédio tombado iniciariam nos primeiros meses de 2014.

Leia Também

Defesa civil capacita voluntários do Nudec dos morros

Prefeitura de Santos firma parceria para qualificar a gestão municipal

Câmara aprova venda de terreno à Unisanta

Santos firma parceria com empresários

Restaurantes de Santos reciclam seis mil litros de óleo de cozinha

A recuperação custará R$ 10 milhões e será paga apenas pelo Governo do Estado. Os prazos de conclusão dos reparos variam entre 15 e 18 meses, segundo o órgão estadual.

A Cadeia Velha terá, como novidades, elevador para melhorar a acessibilidade, cafeteria no térreo e um auditório multimídia.

A Prefeitura, embora tivesse apresentado a ideia de uso compartilhado ou de municipalização do imóvel, não pretende mais administrar o espaço, segundo esclareceu – em setembro de 2013 - o secretário municipal de Cultura, Raul Christiano. “Agora está decidido: é o Estado que vai reformar o local e administrá-lo”.

Cartão-postal

Localizado na Praça dos Andradas, o imóvel está abandonado há cerca de um ano e meio, e é o primeiro cartão-postal que o turista vê ao chegar de ônibus pela Rodoviária. O Diário do Litoral já tinha mostrado a degradação da antiga edificação, em reportagem publicada no dia 5 de abril de 2012. Sem uma obra de reparo, a situação apenas piorou.

Tombada nos três níveis – municipal pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), estadual pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e  federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - , a Cadeia Velha passou por uma grande restauração no começo da década de 80, conforme informa a placa instalada em sua entrada. A placa, datada de 5 de fevereiro,  apresenta  o nome do então governador paulista, Paulo Maluf, e do então prefeito santista, Paulo Gomes Barbosa (pai do atual prefeito Paulo Alexandre Barbosa, PSDB).