Santos firma parceria com empresários

Paulo Alexandre assinou termo de cooperação técnica

Comentar
Compartilhar
28 MAR 201400h35

Santos é uma entre três cidades do País que serão contempladas por um grupo de empresários que se uniram para melhorar a qualidade da gestão pública. A partir de hoje, o Município passa a ter acesso à práticas e ferramentas que os líderes empresariais de diversas áreas de atuação vão fornecer para a otimização dos serviços oferecidos pela Prefeitura.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou a novidade ontem, quando firmou o termo de cooperação técnica com um grupo de empreendedores que faz parte da rede de apoiadores do projeto. O chefe do Executivo detalhou a parceria: “existe um grupo de empresários líderes nas suas respectivas áreas de atuação, como Porto, Saúde, Educação, Telecomunicações, que se uniram. Eles vão colocar à nossa disposição toda a experiência de um cotidiano de sucesso”.

O projeto, intitulado “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, tem o objetivo de estimular a soma de esforços entre a iniciativa privada e os governos municipais para novas parcerias público-privadas.

Paulo Alexandre ressaltou que o governo municipal não terá custos com a parceria. A contrapartida do valor investido pelas empresas, de R$ 3 milhões, na primeira etapa, com serviços de consultoria, será obtida por meio da exposição das marcas em apoios institucionais. “Vamos ter então a contratação das melhores consultorias do Brasil em gestão pública a serviço da prefeitura. Será uma revolução em termos de gestão pública. Santos não teria como contratar uma empresa com esse nível de especialização”, disse o prefeito.

>Reunião com empresários ocorreu no Paço Municipal (Foto: Luiz Torres/DL)

O chefe do Executivo destaca alguns benefícios com a parceria que deverá promover a valorização do servidor público, ampliação da capacidade de investimento do município, redução de custos, melhora na eficiência da máquina pública, sem aumento de impostos. Em Campinas, por exemplo, houve um aumento de 50% na capacidade de investimento do município, através de práticas que foram adotadas pela gestão pública”, explicou Paulo Alexandre.

Iniciativa

O projeto Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é resultado de uma iniciativa fundada em 2000 pela ex-primeira dama Ruth Cardoso, com o objetivo de estimular o engajamento de lideranças empresariais em prol do desenvolvimento social do país.

Para isso selecionaram poucos municípios no Brasil. Hoje são três entre os 5.560. Santos, depois de um processo de seleção e análise, foi selecionado.