X

Itanhaém

Em Itanhaém, escritor lança o livro "Natureza Esquecida" sobre a cidade de Iguape

É um romance-informativo que retrata a vida dos moradores e seu problemas na cidade de Iguape

Nayara Martins

Publicado em 26/05/2024 às 06:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Altamiro Rollo lança o seu livro sobre fatos reais em Iguape / Nayara Martins/DL

“Natureza Esquecida – Fatos e Sonhos”. Esse é o título do livro que o escritor e ceramista Altamiro Rollo lançou na última sexta-feira (24), na Pinacoteca Municipal “Alfredo Volpi”, em Itanhaém. O livro é um romance-informativo, a partir de fatos reais da cidade de Iguape, localizada no Vale do Ribeira.

O autor Altamiro Rollo explica que a proposta do livro sobre Iguape tem o objetivo de divulgar a vida de moradores e os seus problemas econômicos, sociais e ambientais da Cidade, onde foi a terra de seus antepassados.

“Iguape foi escolhida porque é uma cidade dos meus antepassados, nossa família é muito conhecida no município. No sobrado da família, próximo ao largo da Basílica, é onde se desenvolveu a história”, frisa.

Diz ainda que Iguape é bastante conhecida, entre o período de 15 de julho e 15 de agosto, a Cidade passa a receber cerca de 200 mil pessoas, que participam da Festa do Bom Jesus de Iguape.

Ele também aborda as questões econômicas, sociais e ambientais da Cidade.

“Sobre a questão ambiental do Valo Grande, projeto feito pelo Governo do Estado, trata-se de um canal entre o rio Ribeira de Iguape e o manguezal. Esse canal, que era de 4 metros, inicialmente, foi sendo ampliado e, hoje, chega a 400 metros, como um rio. Isso acabou contaminando o manguezal e a parte do estuarino ficou bastante prejudicada”, revela.    

“Em Iguape, na época do Império, havia um porto marítimo de onde saiam as navegações que levavam ouro para a Europa. Iguape quase chegou a ser a capital do Brasil, quando se transferiu a capital de Salvador para a região Sudeste, mas foi escolhido o Rio de Janeiro”, lembra.     

No livro também podem ser vistas obras e fotos em preto e branco, que o autor pintou e fotografou nos últimos 15 anos na região.

“Natureza Esquecida” já é o terceiro livro do autor. Ela já havia lançado outros dois títulos - “Castelo de Ilusões” e “Apesar de tudo”.

Rollo ainda está expondo os seus três livros na 94ª Feira do Livro em Lisboa, Portugal. Já é a quarta vez que o autor participa da feira.     

O autor pretende lançar o livro também na cidade de Iguape, mas ainda não tem data definida.

Exposição

Há ainda uma exposição com pinturas feitas em cerâmica, a baixo esmalte, retratando ruas e monumentos de Iguape, que não estão no livro. Essa exposição com 15 peças pode ser vista na Pinacoteca Municipal até o dia 15 de junho.

Rollo participou, este mês, de uma mostra com duas peças em cerâmica, em baixo esmalte, na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde reuniu vários ceramistas de todo o País.

Autor

Altamiro Rollo é formado em Economia e Administração de Empresas, com licenciatura e Mestre em Administração. Já trabalhou em grandes empresas como Administrador de Empresa. Também foi professor universitário e orientador para estudantes na conclusão de cursos universitários.

Atualmente, ele decidiu se dedicar às artes plásticas e literárias. Hoje ele se divide entre Itanhaém, onde tem um apartamento no Centro, e a cidade de São Paulo.

Desde garoto, o autor frequenta Itanhaém como veranista. Entre 2015 e 2020 frequentou o Rotary Club da Cidade e atuou como delegado municipal em Peruíbe, pelo Conselho Regional de Economia.

Ele possui crônicas em livros de antologia para a Academia Itanhaense de Letras, para a Rede sem Fronteiras e para a Academia de Lusofonia em Genebra, na Suiça.

A Pinacoteca Municipal funciona de terça-feira a domingo, no horário das 9 às 17 horas. Fica na Praça Carlos Botelho, 48, no centro de Itanhaém. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mundo

Novo 'Nostradamus' prevê que 3ª Guerra Mundial começa na terça-feira

Segundo vidente indiano, a guerra terá um impacto mundial 'arrasador' e irá acabar com a vida na Terra

Polícia

Militar do exército toma 'saideira' e acaba vítima de sequestro no Sambaiatuba

Crime não foi adiante porque equipes da Polícia Militar conseguiram chegar a tempo de resgatar oficial

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter