Prefeito vai abrir licitação para o transporte coletivo de Santos

Paulo Alexandre Barbosa anunciou que lançará edital de concorrência em 120 dias. Contrato foi prorrogado por apenas um ano; concessão poderia ser renovada por mais oito anos

21 MAR 2014 • POR • 23h05

Transformar o transporte público de Santos no melhor do Brasil é o objetivo do prefeito da Cidade, Paulo Alexandre Barbosa, e sua gestão. Em entrevista coletiva na manhã de ontem, ele anunciou melhorias que serão implantadas nos ônibus coletivos e expôs as exigências que fez à Viação Piracicabana, que cumprirá mais um ano como concessionária do serviço. A primeira medida anunciada pelo prefeito refere-se ao congelamento do valor da passagem em R$ 2,90 por um ano, totalizando 38 meses sem reajuste.

Paulo Alexandre anunciou também a criação da Comissão Especial de Licitação, homologada e publicada hoje no Diário Oficial de Santos, que institui a publicação do edital para a nova concorrência pública, no máximo em 120 dias. Segundo o prefeito, a Comissão contará com a participação de um representante da sociedade, a ser escolhido na primeira audiência pública do transporte municipal, em 23 de abril. O objetivo da realização dessa audiência é discutir o transporte e as melhorias do serviço, que vai pautar a comissão na elaboração Paulo Alexandre Barbosa anunciou que lançará edital de concorrência em 120 dias transporte coletivo do edital de licitação.

Leia Também

Escolas de samba de Santos recebem prêmios no Paço Municipal

Maestro Gilberto Mendes propõe criação de festival de verão em Santos

Ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha visita redação do Diário do Litoral

Tarifa congelada, mais ar condicionado e outras melhorias no transporte

Prefeito Paulo Alexandre Barbosa anuncia melhorias no transporte de Santos

O prefeito afirmou que neste edital, para a nova concessionária do transporte coletivo, conterá todos os 10 itens do “Plano de Melhorias de Qualidade do Transporte”. Entre eles estão: a exigência que todos os ônibus tenham ar-condicionado e acesso gratuito à internet, por meio de rede Wi-Fi. Esta exigência está no contrato de um ano entre a Prefeitura e a Piracicabana, que terá o prazo de 90 dias para adaptar toda sua frota.

Além dessa exigência, a Piracicabana tem até novembro deste ano para aumentar a frota com ar-condicionado. O número saltará dos atuais 30 para 150 ônibus (52,4% da frota), o que colocará Santos acima da média nacional que é de 10%. Outra melhoria anunciada é a criação do “Controle eletrônico de fiscalização”, que permitirá a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fiscalizar o número de passageiros transportados, em cada linha. Também haverá o “Monitoramento online dos horários dos ônibus”. Ainda este mês, entrará no ar o site para o usuário monitorar, em tempo real, o horário de chegada dos ônibus em cada ponto da Cidade. Foi anunciada a criação da “Ouvidoria do Transporte Municipal”, com o objetivo de aumentar o controle e clareza das reclamações ao serviço.

Contrato

Conforme matéria publicada no DL de quinta-feira, o contrato com Piracicabana terminou dia 20 deste mês. Pela regra vigente do contrato que durou oito anos, a concessão poderia ser renovada por mais oito, porém a Prefeitura não concordou. O prefeito explicou que decidiu prorrogar por mais 1 ano e publicar edital de livre concorrência para ampliar as possibilidades de contratação. “Vamos ao mercado para conquistar ainda melhores condições para nossa Cidade”, justificou.

Ao ser perguntado sobre o porquê de a licitação ter sido aberta antes do vencimento do contrato com a Piracicabana, Paulo Alexandre disse que as medidas que a Prefeitura está tomando e exigindo, “visam preparar a Cidade para o futuro do transporte coletivo e não haveria condições de abrir uma licitação antes de se informar do sistema, porque corríamos o risco de fazer uma licitação que não atenderia a Cidade no futuro”.

Multas

Paulo Alexandre anunciou o aumento de 600% no valor da multa a qualquer quebra eventual de contrato pela Piracicabana. A Prefeitura informou que a CET, em 2013, aplicou 400 multas à concessionária do transporte municipal. “O número é maior que todas as multas aplicadas na última década”, afirmou o Prefeito.

Novidades nos pontos

A Prefeitura anunciou também a instalação de 130 novos abrigos e manutenção e conservação dos abrigos já existentes e dos pontos de ônibus da Cidade. Uma novidade divulgada foi a criação do projeto “Ponto e Vírgula”, que homenageará poetas e escritores da Cidade, dando destaque a suas obras. Também terá itinerários turísticos, nas paradas, informando as linhas que levam até pontos turísticos de Santos.