Ação sobre FGTS vale para todo País

Justiça do RS decide que ação civil pública movida pela Defensoria da União valerá para todo o País

7 FEV 2014 • POR • 11h03

Trabalhadores com carteira assinada de todo País vão ser beneficiados, caso a ação civil pública sobre as perdas do FGTS seja declarada procedente (vitoriosa) pela Justiça do Rio Grande do Sul.

A ação foi movida, na última segunda-feira, pela Defensoria Pública da União (DPU) para recuperar as perdas financeiras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e teve despacho inicial favorável (decisão preliminar) do juiz Bruno Brum Ribas, da 4ª Vara Federal de Porto Alegre (RS).

Leia Também

Servidores farão novo protesto hoje

Defensoria Pública entra com ação contra Caixa

Sem aumento real nos benefícios, empréstimo consignado cresce

Aposentados prometem se mobilizar em busca das perdas do INSS

Estivadores não terão mais ônibus fretado para Usiminas

Com isso, a ação vai representar todos os trabalhadores brasileiros que têm direito à correção do saldo do FGTS desde 1999, quando a remuneração pela Taxa Referencial (TR) ficou abaixo da inflação.

No entendimento do magistrado gaúcho, a jurisprudência atual do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem se inclinado pela abrangência nacional das ações em que se discute, dano que ocorre em todo o território nacional. 

O juiz destaca que o próprio Tribunal Regional Federal da 4ª Região já admitiu essa possibilidade em alguns casos emblemáticos. Ele cita a ação que determinou à União a adoção de medidas que possibilitassem aos transexuais a realização, pelo SUS, de todos os procedimentos médicos necessários à cirurgia de transgenitalização.

A extensão nacional da ação civil é a primeira vitória da DPU e dos próprios trabalhadores na briga pela correção do FGTS. Evita que os núcleos da defensoria nos 27 estados sobrecarreguem o Judiciário com o mesmo pedido.