Ministro anuncia unificação

O ministro dos Portos participou da cerimônia de inauguração do terminal da BTP em Santos

29 NOV 2013 • POR • 10h34

Com a presença de autoridades de todo o País, incluindo ministro dos Portos, Antônio Henrique Silveira, e o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, a Brasil Terminal Portuário (BTP) realizou ontem a cerimônia de inauguração oficial do terminal em Santos. O ministro veio representar a presidente Dilma Rousseff, que desmarcou a participação no evento na tarde da última terça-feira.

Silveira aproveitou o evento para anunciar a unificação de todas as dragagens do estuário com a promessa do fim de entraves que impossibilitam o trânsito de navios com maior calado e/ou capacidade. “Em duas semanas será publicado edital para abertura de licitação para serviço único do Canal do Estuário, da bacia de navegação e dos berços de atracação”, informou.

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A dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Santos é essencial para que a BTP e os demais terminais possam operar em plena capacidade e possa receber navios da nova geração, com capacidade superior a 9 mil TEUs. Para o diretor-presidente da BTP, Henry Robinson, este é o principal entrave para que o novo terminal não inicie trabalhando com 100% de sua capacidade. “Esta restrição é significativa para a capacidade de operação da BTP e todo o Porto, mas acreditamos que em curto prazo, até o final deste ano, será um problema resolvido”, explica.

A inauguração oficial do terminal aconteceu nesta quinta-feira, mas a BTP opera nas margens do Porto de Santos desde o último dia 14 de agosto, recebendo navios da armadora italiana MSC.  O terminal concluiu a primeira fase de obras e está preparado para operar até 1,2 milhão de TEUs por ano. Os primeiros equipamentos do terminal chegaram à Cidade em setembro do ano passado.

O terminal

O novo terminal da BTP, que está instalado em uma área de 490 mil metros quadrados da margem direita do Porto de Santos, tem capacidade atual para movimentar 1,2 milhões de TEUs anuais e com previsão de movimentação de 1,4 milhões de toneladas de granéis líquidos, quando implementado em sua fase final.

Com o terminal em operação, a Brasil Terminal Portuário espera elevar em cerca de 40% a capacidade de movimentação atual de contêineres no Porto de Santos. A empresa investiu, até este ano, cerca de R$ 2 bilhões.

O projeto foi concebido em 2007, quando se iniciou a recuperação do terreno, que anteriormente abrigava o Lixão da Alemoa, onde era descartado todo o material recolhido no Porto de Santos. O valor investido pela empresa para remediar esse passivo foi de R$ 257 milhões.