Prefeitura de Itanhaém antecipa limpeza de rios e previne enchentes

Os serviços consistem na retirada de lixo, mato e entulho no rio, com auxílio de uma escavadeira e uma draga

28 NOV 2013 • POR • 21h23

Prevendo o início do período de fortes chuvas na região do Litoral Sul, a Prefeitura de Itanhaém antecipou os trabalhos de manutenção e desassoreamento dos rios que cortam a Cidade e também a limpeza das vias públicas. Este ano, novamente os trabalhos foram antecipados, começando em maio pelos rios Bicudo e Cavuçu e se estenderam pelos rios do Poço, Campininha e Montevideo.

Os serviços consistem na retirada de lixo, mato e entulho no rio, com auxílio de uma escavadeira e uma draga. Com estes serviços, os rios têm uma capacidade maior de volume fluvial e também ganharão velocidade na vazão das águas pluviais.

Leia Também

Orçamento de Itanhaém será de R$ 327,5 milhões em 2014

Estado investe recursos em Itanhaém da ordem de R$ 246 milhões

Cerca de 112 mil alunos farão provas do Saresp 2013 na Baixada Santista

Três cidades da Baixada Santista em estado de alerta contra dengue

Apenas três cidades da região mantêm um banco de sangue

Itanhaém é cortada por diversos rios, em muitos na área urbana da Cidade, como o Rio do Poço, que tem 14 km de extensão e corta bairros residenciais como o Belas Artes, Cibratel, Bopiranga, Jamaica e Gaivota. O Município tem um relevo natural que prejudica o escoamento das águas pluviais, pois, além da Cidade ser totalmente plana, todos os rios deságuam apenas em um único ponto: o Rio Itanhaém.

Apesar disso, no último final de semana (dias 23 e 24), fortes chuvas caíram constantemente em Itanhaém, porém não foram registrados casos de enchentes e desabrigados. Desde março de 2011 a Cidade não registra grandes enchentes.

Bairro a bairro

Outra preocupação da Prefeitura é quanto à limpeza das vias públicas. No Programa Bairro a Bairro, que leva diversos serviços públicos para as regiões da Cidade, trabalhos de manutenção das ruas estão sendo feitos para não prejudicar o escoamento, como a limpeza de caixas e galerias de águas pluviais, colocação de tampas, roçada e conservação de vias públicas não pavimentadas e retirada de entulho, além da manutenção constante da varrição das vias públicas.

Uma das ações importantes é a fiscalização em torno do cumprimento da Lei Municipal 3.585, que estabelece a proibição da colocação desse tipo de material em vias ou logradouros públicos, sem um acondicionamento adequado, como entulho de obras, restos de podas de árvores e móveis velhos e usados.

O acúmulo de materiais inservíveis nas ruas gera diversos problemas à população, como inundações das ruas, devido ao entupimento das redes de drenagem. Um panfleto com orientações sobre a lei foi distribuído para a população e uma central de reclamações e denúncias foi montada, por meio do telefone (13) 3421-1676.

A Prefeitura de Itanhaém também está implantando 64 contentores de lixo, dispostos em pontos considerados estratégicos na Cidade, na região da orla, entre o Centro e Gaivota, e em locais próximos de pontos comerciais que produzem grandes volumes de lixo, inclusive no Centro Histórico.