Em casa, líder Barcelona duela com Real Madrid no 1º clássico de Neymar

“Um clássico é o mais importante para qualquer jogador. É a partida em que todo jogador quer jogar, quer mostrar seu melhor futebol", afirmou o brasileiro

26 OUT 2013 • POR • 10h47

Desde que chegou ao Barcelona, há três meses, Neymar admitiu ter realizado alguns sonhos. Estreou com a camisa azul-grená, balançou as redes no Camp Nou, conquistou o primeiro título com o Barça e disputou a Liga dos Campeões da Europa. Neste fim de semana, então, terá a oportunidade de transformar mais um desejo em realidade: Jogará pela primeira vez o maior clássico do futebol espanhol. Ao lado de Messi, Xavi e Iniesta, o craque brasileiro estreará em confrontos diante do Real Madrid, rival histórico dos catalães, neste sábado, no Camp Nou, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Espanhol. O apito inicial está marcado para as 14 horas (de Brasília).

Como não poderia deixar de ser, o camisa 11 admitiu grande expectativa para o duelo e o definiu como “o mais importante” para um jogador de futebol. “Um clássico é o mais importante para qualquer jogador. É a partida em que todo jogador quer jogar, quer mostrar seu melhor futebol. Este será o meu primeiro clássico e desejo fazer uma grande estreia, de preferência com uma vitória”, afirmou o brasileiro.

Leia Também

Vettel confirma domínio e garante pole com folga na Índia

Luis Fabiano e Antônio Carlos mudam previsão e não voltam

Incomodado, Tite não confirma que Alexandre Pato jogará clássico

No Camp Nou, Neymar disputa seu primeiro Barcelona x Real Madrid

Apesar disto, Neymar negou que esteja sentindo uma ansiedade fora do normal para o confronto. “Particularmente, creio que a ansiedade é a mesma em todas as partidas. Entendo que se trata de um clássico muito importante, mas penso que a sensação de ter frio na barriga é a mesma que se vive antes de uma partida normal”, revelou o atacante, que, em 13 jogos oficiais pelo Barça, já soma três gols e seis assistências.

Sobre a partida em si, a importância, além de se tratar de um clássico histórico, está na tabela de classificação. Após nove rodadas, o Barça lidera o Campeonato Espanhol com oito vitórias e um empate e já se encontra três pontos à frente dos merengues. Uma vitória do Real Madrid, então, significaria alcançar a mesma pontuação dos catalães, principais adversários na busca pelo título. “Será uma partida difícil, mas a semana foi boa para a gente. Melhoramos em todos os aspectos e creio que poderemos fazer um bom jogo”, afirmou o treinador dos Blancos, Carlo Ancelotti.

No último meio de semana, o Real Madrid conquistou uma importante vitória sobre a Juventus, pela Liga dos Campeões da Europa, no Santiago Bernabéu, enquanto o Barça apenas empatou com o Milan longe de seus domínios. Apesar disto, o time catalão é considerado o favorito para o clássico, uma vez que lidera o Espanhol e jogará diante de sua torcida. “Acho que o fato de todo mundo pensar que o favoritismo está com o Barcelona não é ruim para a gente”, brincou Ancelotti.

Sobre as escalações, ambos os treinadores seguem com algumas dúvidas. Pelo lado do Barcelona, Gerardo Martino tem problemas na zaga. O titular Piqué sentiu uma sobrecarga muscular e dificilmente irá a campo. Assim, o companheiro de Carles Puyol, que deve iniciar entre os onze, deve ser o jovem Bartra, uma vez que o argentino Javier Mascherano não está em um bom momento. No meio de campo, Xavi, Iniesta e Fábregas brigam por apenas duas vagas, já que Busquets está garantido – na última terça-feira, Fábregas foi sacrificado. Já no ataque, Pedro e Alexis Sánchez disputam o lugar para atuar ao lado de Messi e Neymar – o espanhol deve ser o escolhido.

Pelo lado do Real Madrid, o principal problema está no setor ofensivo. Karim Benzema não está em boa fase e pode perder seu lugar para o jovem Álvaro Morata, que tem entrado bem nas últimas partidas. Outra opção é a escolha pelo recém-contratado, mas pouco adaptado, Gareth Bale, que jogaria pela ponta esquerda, empurrando Cristiano Ronaldo para atuar como centroavante. No meio, Illarramendi, Modric e Khedira devem formar o trio de volantes para dar liberdade a Di Maria e ao português mais à frente. Já na lateral esquerda, o brasileiro Marcelo pode ser preterido por Fábio Coentrão, mais consistente defensivamente.

Barcelona e Real Madrid se enfrentam no primeiro El Clássico do ano neste sábado, às 14 horas (de Brasília), no estádio Campo Nou, em Barcelona. Em 220 confrontos na história, vantagem para os merengues, que têm 90 vitórias contra 85 dos catalães. O time da capital, aliás, também tem bom retrospecto nos últimos cinco jogos, com três vitórias e dois empates.