No Camp Nou, Neymar disputa seu primeiro Barcelona x Real Madrid

No estádio Camp Nou, o craque revelado pelo Santos terá a missão de ajudar o Barça a derrotar seu grande inimigo

25 OUT 2013 • POR • 20h20

Neymar terá neste sábado, às 14 horas (de Brasília), a chance de se exibir em um dos espetáculos mais grandiosos do futebol mundial. No estádio Camp Nou, o craque revelado pelo Santos terá a missão de ajudar o Barcelona a derrotar seu grande inimigo, o Real Madrid, e, de quebra, tentar "roubar" o protagonismo das duas grandes estrelas do futebol atual, Messi e Cristiano Ronaldo.

Na última terça-feira, Neymar teve uma espécie de prévia do que vai encontrar neste sábado. Em Milão, enfrentou o Milan pela Liga dos Campeões da Europa e seu desempenho foi um tanto discreto - não jogou mal, mas também não brilhou. E ele não terá oportunidade melhor para mostrar seu enorme potencial do que no clássico espanhol. Se decidir a partida contra o Real Madrid, conquistará de vez o coração da torcida do Barcelona.

Leia Também

Felipe Massa aprova ritmo em dia positivo na Índia

Mesmo sem título, Alonso vê anos na Ferrari como os melhores da carreira

Rodada tem goleadas, vitória do Real Madrid e show de Ibrahimovic

Argentina ficará no CT do Atlético-MG durante a Copa do Mundo

Ferrari admite que não deu carro competitivo a Alonso na temporada

Apesar de ainda não ter mostrado tudo o que sabe na Espanha, o craque já tem enorme prestígio por lá. Tanto que perguntaram ao técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, se ele pretende fazer uma marcação especial sobre Neymar. A resposta foi não. "Se fizesse, eu teria de pensar em fazer o mesmo com Messi, Alexis (Sánchez), Iniesta... Isso nos tomaria muito tempo".

Neymar vai jogar como tem feito sempre que Messi está em campo: na ponta esquerda, deixando para o argentino o papel de "falso nove". Contra o Milan, o brasileiro passou os minutos iniciais isolado na ponta, o que o prejudicou. Quando começou a circular mais pelo campo, seu futebol cresceu. A tendência é que o argentino Gerardo Martino, técnico do Barcelona, repita o time que enfrentou o Milan com Busquets, Xavi e Iniesta no meio de campo e Alexis Sánchez, Messi e Neymar no ataque.

Ancelotti, por sua vez, pode escalar o galês Gareth Bale, jogador mais caro do mundo, ao lado de Cristiano Ronaldo e Di Maria. Se escolher essa formação, ele terá uma equipe extremamente veloz, ideal para contra-atacar. Apesar disso, o italiano jura que o Real Madrid tentará jogar no ataque. "O importante é fazermos coisas positivas quando tivermos a bola", disse. "Se tivermos a chance de contra-atacar, por que não? Mas o objetivo não é jogar à base de contra-ataques".

Já Martino afirmou que, apesar da velocidade do ataque adversário, não escalará um Barcelona menos ofensivo do que o normal. "Correremos riscos, mas não vamos renunciar à nossa maneira de jogar".