SV: Oficina para a Operação Chuvas de Verão acontece nesta sexta-feira

A ação serve para instruir sobre o período de chuvas e preparação para o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) na Baixada Santista

21 OUT 2021 • POR Da Reportagem • 08h30
A ação procura ensinar como atuar durante o período de chuvas para a redução dos riscos de desastres - Agência Brasil

As Oficinas Preparatórias para a Operação Chuvas de Verão (OPOV 2021/2022) serão realizadas nesta sexta-feira (22), nas dependências do Hotel Chácara do Mosteiro, no bairro Gonzaguinha, em São Vicente. A iniciativa vem da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) e abrange os nove municípios da Baixada Santista (REDEC I-2)

As oficinas estão sendo realizadas na modalidade de Ensino a Distância (EaD), para os conteúdos teóricos, e na presencial, para as aulas práticas de vistoria de campo.

Leia Também

Chuvas fortes voltam nesse domingo e permanecem até quarta-feira (20) na Baixada

Atenção: Chuva segue na Baixada mesmo após o feriado; haverá temporais

'Os morros não estão esquecidos', diz liderança sobre as obras na região

Essa ação tem como objetivo proporcionar, aos agentes e gestores estaduais e municipais de Proteção e Defesa Civil, conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos de desastres.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O treinamento será multidisciplinar, com palestras ministradas pela Defesa Civil do Estado, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e Climatempo (Somar Meteorologia).

A modalidade em EaD é aberta ao público em geral, para que além dos profissionais, a sociedade também possa se apoderar de conhecimentos imprescindíveis para o fortalecimento da cultura de percepção de risco e para a construção de comunidades e cidades mais resilientes. A inscrição pode ser realizada na página ead.defesacivil.sp.gov.br.

Já a modalidade presencial será realizada para os agentes de Proteção e Defesa Civil dos nove municípios da Baixada Santista.

O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) é específico para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar no Estado de São Paulo, tem por objetivo principal evitar a ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

O PPDC entra em operação anualmente, de 1º de dezembro a 31 de março, na chamada Operação Verão. Coordenado pela Defesa Civil Estadual, com apoio técnico do Instituto Geológico, foi implantado em 175 municípios do Estado, envolvendo ações de monitoramento dos índices pluviométricos, da previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais.

Durante os meses de abril a novembro, são realizadas atividades preparatórias como cursos, treinamentos, publicações cadastros de eventos, estudos técnicos específicos e também atendimentos em áreas de risco.