X

Alerta

São Paulo e Mato Grosso do Sul têm alerta para chuva de granizo

Segundo o alerta, válido até às 10h de sexta, nos dois estados a precipitação pode alcançar os 50 mm por dia, com ventos de até 60 km/h, e granizo

Francisco Lima Neto - Folhapress

Publicado em 11/01/2024 às 13:46

Atualizado em 11/01/2024 às 14:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Há riscos de interrupção no fornecimento de energia, quedas de galhos de árvores e alagamentos / Nair Bueno/ DL

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) lançou na manhã desta quinta-feira (11) um alerta sobre perigo potencial das chuvas nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Segundo o alerta, válido até às 10h de sexta, nos dois estados a precipitação pode alcançar os 50 mm por dia, com ventos de até 60 km/h, e granizo. Há riscos de interrupção no fornecimento de energia, quedas de galhos de árvores e alagamentos.

As áreas que devem ser mais afetadas são: Presidente Prudente, São José do Rio Preto, leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, centro norte de Mato Grosso do Sul, Araçatuba, Macro Metropolitana Paulista, Marília, sudoeste de Mato Grosso do Sul, Araraquara, Pantanais sul Mato-grossense, região metropolitana de São Paulo, Assis, litoral sul paulista, Ribeirão Preto, e Vale do Paraíba.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os temporais que têm causado transtornos na capital paulista devem voltar com força nesta quinta e na sexta-feira (12), e o cenário deve se manter ao menos até o fim de semana. A intensidade das pancadas pode ser forte, por causa do contraste entre o calor e a umidade, com chance de rajadas de vento e potencial de alagamentos e até de granizo.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura, a intensidade da chuva aumenta nesta quinta por causa da ação de um cavado perto de São Paulo. O fenômeno é caracterizado por uma área de baixa pressão atmosférica alongada, que direciona umidade para a atmosfera.

Os cavados são como uma linha alongada, e ficam perto de centros de baixa pressão atmosférica, que ampliam o volume de umidade e, consequentemente, de chuva. Na madrugada de quinta para sexta-feira, um centro deve se formar e causar as chuvas mais fortes da semana, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

De acordo com a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, o cenário de chuva intensa deve se estender até o fim de semana. "Na madrugada de sexta se forma o centro de baixa pressão, que atua alongo da sexta-feira e segue até sábado (13) e domingo (14). Na segunda deve diminuir."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Praiamar Shopping contará com apresentações musicais no Dia das Mães

Show da Banda Sapato Velho, cover do Roupa Nova, abre a programação na sexta-feira (3)

Cotidiano

Com facão e motoserra, dupla é detida cortando árvore em São Vicente

Eles não tinham a documentação necessária para fazer isso

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter