X

Brasil

Multa de trânsito terá desconto obrigatório de 40% a partir de abril

Motorista precisa reconhecer que cometeu a infração e não apresentar recurso contra a multa para conseguir o desconto, segundo o novo Código de Trânsito Brasileiro

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 15/02/2021 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para conseguir o desconto integral, o motorista precisa reconhecer que cometeu a infração e não apresentar recurso contra a multa / Nair Bueno/DL

A partir de abril deste ano, entra em vigor a Lei 14.071/2020, que prevê mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as alterações estará a entrada em vigor do desconto obrigatório de 40% no pagamento de multa de trânsito.

Pela nova legislação, os órgãos autuadores do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) devem permitir ao motorista infrator pagar somente 60% do preço da multa. Porém, o abatimento de 40% ocorrerá apenas se o condutor quitar a infração no aplicativo do SNE.

Para conseguir o desconto integral, o motorista precisa reconhecer que cometeu a infração e não apresentar recurso contra a multa. E também pagar a taxa até a data de vencimento. No entanto, caso ele não reconheça e entre com algum recurso, conseguirá abatimento de 20% se o pedido for considerado procedente. Não há, porém, opção de parcelamento.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), ao lado do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), criou o aplicativo SNE como forma de agilizar o pagamento de multas e reduzir as despesas dos motoristas.

Dá para fazer todo o processo pelo celular. Ao receber notificação de multa, o proprietário do veículo cadastrado no SNE pode gerar o boleto eletrônico por meio do próprio aplicativo, que utiliza tecnologia de geolocalização para indicar os bancos conveniados para pagamento daquela infração.

Para concluir o processo o sistema gera um código de barras, que permite a finalização via aplicativo do banco.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Guarujá irá ampliar vacinação para todos os públicos, a partir desta sexta (3)

Dose já está liberada a toda população, com mais de 6 meses de idade; mais de 26 mil doses foram aplicadas no Município, até o momento

São Vicente

PAT de São Vicente oferta 19 vagas de emprego na quinta (3)

Postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na região Insular e na Área Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter