X

Brasil

Governo da Itália agradece colaboração do Brasil em caso Battisti

Foragido, o italiano foi preso na madrugada de domingo (13) pelas forças policiais bolivianas, em Santa Cruz de La Sierra, uma das cidades mais importantes do país

Folhapress

Publicado em 14/01/2019 às 18:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Battisti foi transferido para a Itália diretamente da Bolívia, sem passar pelo Brasil / Polizia di Stato/Italy

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) recebeu telefonema na manhã desta segunda-feira (14) do vice-premiê da Itália, Matteo Salvini, para discutir a prisão do terrorista italiano Cesare Battisti. Segundo a Presidência da República, em nota oficial, Salvini teria agradecido a participação do Brasil na condução do caso do terrorista.

A ordem de extradição foi assinada pelo ex-presidente Michel Temer no final do ano passado. Foragido, o italiano foi preso na madrugada de domingo (13) pelas forças policiais bolivianas, em Santa Cruz de La Sierra, uma das cidades mais importantes do país.

Ele foi transferido para a Itália diretamente da Bolívia, sem passar pelo Brasil.

Na nota oficial, Bolsonaro afirmou que o Brasil "não aceitará mais criminoso travestido de perseguido político" e que o desfecho "simboliza o fim da impunidade nacional e internacional".

Nesta segunda-feira (14), o presidente se reúne com os comandantes das Forças Armadas e com o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

A prisão do terrorista é um dos assuntos do encontro. Ele deve também se encontrar com os embaixadores da Itália e da Bolívia no Brasil.

O STF (Supremo Tribunal Federal) já havia decidido em 2009 aprovar a repatriação, mas o então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia de seu mandato, em 2010, permitiu a permanência dele no Brasil.

A Suprema Corte deliberou, ao discutir o caso, que os crimes que levaram à condenação do terrorista não foram crimes políticos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Em pleno sabadão, PAT de Guarujá oferece 45 vagas de emprego

Pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Santos tem melhor temporada de cruzeiros em 12 anos, com mais de 1 milhão de passageiros

Foi a segunda melhor temporada da história, com aumento de mais de 13% em relação a 2022/2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter