X

DE OLHO NA LEITURA

Entenda o que é ressaca literária: como melhorar o desempenho na leitura

A ressaca literária é um imprevisto que todo leitor já enfrentou; ela é caracterizada pela dificuldade de manter ou começar uma nova leitura

Nathalia Fruchi

Publicado em 28/06/2023 às 15:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A ressaca literária é um episódio que todo leitor já enfrentou. Ela é caracterizada pelo período que se passa onde o leitor enfrenta dificuldade de começar um livro novo, seja ele de qual gênero for. / Freepik

A ressaca literária é um episódio que todo leitor já enfrentou. Ela é caracterizada pelo período que se passa onde o leitor enfrenta dificuldade de começar um livro novo, seja ele de qual gênero for. A Gazeta e o Diário conversou com o influencer e mestre em Letras, Tiago Valente, que deu dicas para sair da ressaca e voltar a ter hábitos de leitura. 

1 - Respeite seu tempo

Tiago Valente já é um leitor ativo muito por causa de seu trabalho. “Hoje eu leio cerca de 4 livros por semana por causa do trabalho”. Mas ainda assim, ele também fala que acaba sofrendo com a “ressaca literária”.

Uma das coisas que, segundo ele, ajudam o leitor a sair desta ressaca é respeitar seu tempo. “Eu acho que ressaca literária é muito sobre você se conhecer primeiro. Às vezes é respeitar o seu tempo. Então respeitar fica um tempinho ali sem ler e ir assistir filmes e séries, geralmente isso me dá um gás depois para voltar a ler”, disse em entrevista à Gazeta

2 - Opte por livros da sua preferência

Tiago disse que às vezes se depara com uma leitura que não é tão do gosto dele, nesse caso, aconselha que, para não perder o ritmo, é melhor encerrar a leitura que está lhe cansando e voltar para um livro que mais lhe agrada. 

“O que eu descobri que funciona para mim é sempre voltar para o meu gênero favorito, para o meu tipo de história favorita. Eu descobri recentemente que o “course mister” [gênero que envolve mistérios] é o meu favorito, então, sempre que eu tô lendo algum livro que está me dando muita ressaca, eu paro a leitura no meio. Eu não insisto, se precisar paro a leitura no meio e respeito meu tempo. Ai parto para alguma leitura que gosto, como o de mistério policial que me deixa muito desesperado para saber quem é o assassino” disse ele.

3 - Intercale leituras prazerosas e não tão prazerosas assim

O mestre em letras contou que na época de faculdade tinha que ler muitos livros, e que a quantidade o fazia desenvolver a ressaca literária. “Eu tinha muita carga de leitura e eu não queria parar de ler as coisas que eu gosto de ler. Então estava lendo ‘Os Lusíadas’, mas estava lendo também ‘A Culpa é das Estrelas’ ". Com essa técnica o leitor consegue uma motivação para continuar com o hábito de leitura.

4 -Tenha um ritual de leitura: 

O influenciador disse que ter um ritual em um determinado horário ajuda o cérebro a se acostumar com o hábito de leitura. “Eu descobri que ter um ritual de leitura funciona muito. Tenho playlists de músicas que eu sei que me acalmam e que ajudam o cérebro a chegar lá na concentração”, reforçou Tiago Valente. 

Além de músicas, Tiago diz ainda que o ritual pode ir além disso, como colocar vídeos temáticos, preparar uma refeição leve e ter um lugar onde não sofrerá interrupções. “Alguns vídeos que eu coloco ajudam também, eles ficam de fundo e me ajudam na imersão da história. Geralmente faço um chá e me tranco no meu quarto, também sento no tapete do meu quarto ou me enrolo na coberta para ficar mais confortável. Essas coisinhas  meio que treinam seu cérebro para ele ter um hábito de leitura.”, explica ele.

5 - Leituras coletivas: 

Uma das febres entre os jovens leitores é participar de grupos que fazem leitura coletiva em um determinado período do mês/semana. Tiago contou que a princípio era contrário à ideia, mas depois de participar de algumas ele tomou gosto e entendeu a prática.

“Eu comecei a fazer leitura coletiva depois da pandemia logo em seguida de começar a trabalhar com isso. E sempre tive um pouco de ‘preconceito’ de ter que acompanhar outras pessoas lendo. Queria ler sozinho. Mas depois que eu vi quão enriquecedor e o quão positivo é você ter essa troca, comecei a ter uma visão do livro que já tinha lido de um jeito completamente diferente. Isso porque tive contato com a visão de outros leitores que vêm de realidades diferentes da sua. Foi e é muito enriquecedor pois isso transforma a leitura e a forma como você vê o livro. Isso é muito legal", ressalta o influencer e mestre em Letras. 

6 - A importância de ter o hábito de leitura:

Sobre a importância do hábito da leitura, Tiago explicou: “Hoje existe algo chamado ‘biblioterapia’, é um tipo de terapia alternativa que é feita através da literatura. As pessoas que a fazem aproveitam de todos esses benefícios. Existem benefícios que  são mais sociais. A literatura é um meio onde o leitor tem contato com outros pontos de vista de pessoas completamente diferentes do dele e isso faz ele conhecer outras realidades, culturas e lugares diferentes. Isso, comprovadamente, faz o leitor desenvolver o hábito da empatia", diz o profissional. 

Há também benefícios físicos e neurológicos. "Existem benefícios físicos e comprovados de que ao ler, o cérebro emite ondas cerebrais que ajudam na diminuição da ansiedade ou no tratamento do sono, a musicoterapia e o hábito de leitura potencializam essa essas ondas sonoras que fazem muito bem ao corpo”, finalizou Tiago Valente. 

*Estagiária sob subervisão da redação

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado do Timemania no concurso 2094, neste sábado (18)

O prêmio é de R$ 2.200.000,00

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6444, neste sábado (18)

O prêmio é de R$ 20.500.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter