X

Economia

IBGE: Agropecuária cresce 15,1% e bate recorde no PIB em 2023

A variação é recorde para o segmento em um ano fechado desde o início da série histórica, em 1996

LEONARDO VIECELI E EDUARDO CUCOLO - Folhapress

Publicado em 02/03/2024 às 14:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em 2023, a economia nacional teve impulso do aumento da safra de grãos, cujo efeito no PIB está mais localizado no início do ano / José Cruz/Agência Brasil

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

A agropecuária registrou crescimento de 15,1% em 2023 no Brasil, apontam dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A variação é recorde para o segmento em um ano fechado desde o início da série histórica, em 1996.

O setor de serviços, por sua vez, teve alta de 2,4% no ano passado, enquanto a indústria avançou 1,6%. Os três setores compõem o PIB pelo lado da oferta de bens e serviços.

Em 2023, a economia nacional teve impulso do aumento da safra de grãos, cujo efeito no PIB está mais localizado no início do ano.

Segundo analistas, o desempenho positivo da agropecuária também espalhou estímulos para outras atividades, como parte dos serviços.

Em 2024, projeções indicam que a safra não deve alcançar o mesmo patamar do ano passado, já que o Brasil viveu fenômenos climáticos extremos nos últimos meses, como ondas de calor, seca e tempestades em regiões produtoras.

No caso dos serviços, fatores como a abertura de empregos, a melhora da renda e a trégua da inflação beneficiaram o consumo no segmento em 2023.

O setor representa o principal componente do PIB pela ótica da oferta. Envolve negócios diversos, desde transportes, atividades financeiras e de educação até comércios, bares, restaurantes e hotéis.

A indústria, por sua vez, também contou com a melhora do mercado de trabalho como estímulo em 2023, mas ainda sofreu com o nível elevado dos juros. As altas taxas encareceram o consumo de bens, principalmente os de maior valor agregado.

De acordo com o IBGE, a alta da indústria teve influência do setor extrativo, que cresceu 8,7% no ano e é bastante associado a exportações. Houve impacto da alta na extração de petróleo, gás natural e minério de ferro.

Dentro da indústria, o ramo de transformação (-1,3%) e a construção (-0,5%) caíram em 2023. Ambas atividades teriam sofrido o efeito dos juros em patamar elevado.

Ainda na indústria, o IBGE destacou o comportamento positivo de eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos. A atividade fechou o ano com alta de 6,5%.

"Houve condições hídricas favoráveis, e a bandeira verde vigorou durante todo o ano de 2023. Além disso, o fenômeno climático El Niño aumentou a temperatura média, impactando o consumo de água e energia", afirmou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

Em uma tentativa de incentivar a indústria, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou neste ano um plano de estímulos para o setor.

Uma ala de economistas, entretanto, criticou a iniciativa, por enxergar o retorno de práticas já adotadas sem sucesso em gestões anteriores do PT.

Segundo o IBGE, a participação total da indústria no valor adicionado à economia recuou de 26,3% em 2022 para 25,5% em 2023.

Enquanto isso, a agropecuária aumentou de 6,7% para 7,1%, e os serviços subiram de 67% para 67,4%.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

Itanhaém

Itanhaém consegue recursos para trabalhos de drenagem; confira os locais

Com a aprovação da verba do Fundo Metropolitano, os projetos irão para processo licitatório

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter