X

Nacional

Após o Carnaval, casos de covid disparam 83,2% no estado de São Paulo

As novas infecções foram impulsionadas pelas aglomerações recentes, além da circulação de subvariantes da ômicron

Folhapress

Publicado em 29/02/2024 às 16:45

Atualizado em 01/03/2024 às 12:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

De 25 a 28 de fevereiro, houve 6.969 confirmações da doença, cerca de 1.742 casos por dia / Leopoldo Silva/Agência Senado

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Os casos de Coronavírus (Covid-19) dispararam para 83,2% no estado de São Paulo logo após o Carnaval, segundo dados da plataforma SP Covid-19 InfoTracker. Em razão dos casos, a  Prefeitura de Santos retomou a testagem da covid-19 em unidades polo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De 11 a 17 de fevereiro, foram registrados 4.289 casos (uma média de 612 por dia). Já de 18 a 24 de fevereiro, na semana seguinte, o número de infecções subiu para 7.861 (média de 1.123 por dia).

Sinal de Alerta! Procura por exames de Covid cresce após o Carnaval

De 25 a 28 de fevereiro, houve 6.969 confirmações da doença, cerca de 1.742 casos por dia.

"O estado vive hoje um surto generalizado de Covid, que tem levado muitas pessoas em diversos municípios a procurarem ajuda profissional no diagnóstico e, nos casos mais severos, suporte hospitalar", afirma Wallace Casaca, coordenador da plataforma SP Covid-19 InfoTracker.

Segundo ele, as novas infecções foram impulsionadas pelas aglomerações recentes. A circulação de subvariantes da ômicron, mais transmissível, foi outro fator apontado.

Porque exumar os mortos pela covid-19 está gerando preocupação?

"Embora cada região tem vivido um momento distinto em termos de escalada de casos, tal aumento tem se mostrado rápido e generalizado. Quando olhamos o consolidado do estado, ainda estamos enfrentando uma fase delicada da doença. Essa situação não é exclusiva de São Paulo. Ocorre também em outros estados, sobretudo em capitais", disse.

A plataforma foi criada por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista) para acompanhar a evolução da pandemia da Covid e tem apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Sabesp interrompe abastecimento de água em bairros de São Vicente

Serviços podem interferir no fornecimento nesta semana e na próxima

RODOVIAS

Consórcio Litoral Paulista vence leilão de concessão do Lote Paulista

Evento aconteceu na manhã desta terça-feira (16)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter