X

Mundo

Suspeito de preparar ato terrorista é preso na Holanda com rifle Kalashnikov

O suspeito foi detido na quarta-feira por uma equipe especial da polícia na cidade portuária de Roterdã

Estadão Conteúdo

Publicado em 10/12/2016 às 17:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A polícia da Holanda prendeu um homem de 30 anos suspeito de preparar um ato terrorista depois de encontrar em sua casa um rifle Kalashnikov, dois clipes de munição e um desenho que caracteriza uma bandeira usada pelo grupo Estado Islâmico, informaram os promotores.

O suspeito foi detido na quarta-feira por uma equipe especial da polícia na cidade portuária de Roterdã, a segunda maior cidade da Holanda, após uma investigação que foi desencadeada pelo Serviço Geral de Inteligência e Segurança dos Países Baixos, afirmaram os promotores. O homem foi preso antes de seu julgamento e deverá ficar na prisão por mais duas semanas.

Junto com as armas e a imagem da bandeira do grupo terrorista Estado Islâmico, as autoridades também descobriram em sua casa quatro caixas de explosivos, telefones celulares e 1.600 euros (US$ 1.687) em dinheiro.

Wim de Bruin, porta-voz do Ministério Público Nacional, disse que os investigadores não acham que outros suspeitos estejam ligados ao morador de Roterdã.

"Toda a investigação e informações dos serviços de inteligência foram ligadas a este único homem ", disse De Bruin em entrevista por telefone. "Mas eu não sei o que mais poderia sair desta investigação", acrescentou.

A identidade do suspeito não foi divulgada, uma vez que era um cidadão holandês, disse Bruin. No mês passado, o serviço de inteligência holandês alertou que o país corria risco de ataques terroristas inspirados pelo grupo Estado Islâmico. O nível de ameaça no país está no nível quatro, em uma escala de até cinco

A prisão de quarta-feira não foi a primeira vez que um suspeito de terrorismo foi detido

em Roterdã. Em Março, um francês de 32 anos foi detido a pedido das autoridades francesas que suspeitavam que ele estava envolvido num complô terrorista. De Bruin disse que a operação de quarta-feira não teve nenhuma conexão a essa apreensão.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Batalhão da PM de Santos tem mais de 200 munições roubadas

Crime teria ocorrido durante esta madrugada de domingo (5) para segunda, mas foi notado apenas pela manhã

Santos

No Mapa do Turismo Brasileiro, Santos se mantém no topo

Município mantém o patamar A no Mapa do Turismo desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter