X

Mundo

Japão atinge recorde de quase 70 mil centenários

Quando a contabilidade começou, em 1963, o Japão tinha apenas 153 centenários; em 1998, eram cerca de 10 mil

Folhapress

Publicado em 14/09/2018 às 14:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A cifra vem crescendo há 48 anos consecutivos. / Wilson Dias/ Agência Brasil

O Japão atingiu a cifra recorde de 69.785 centenários, com mulheres representando 88,1% do total, anunciou o Ministério do Bem-Estar japonês nesta sexta-feira (14).

Houve um aumento de 2.014 pessoas com mais de 100 anos em relação ao ano passado e de sete vezes o número de duas décadas atrás. 

A cifra vem crescendo há 48 anos consecutivos. Quando a contabilidade começou, em 1963, o Japão tinha apenas 153 centenários; em 1998, eram cerca de 10 mil. Segundo dados do IBGE, o Brasil tinha 32.134 centenários em 2013.

"Vamos continuar nossos esforços para que os mais velhos possam ficar saudáveis por mais tempo", afirmou o ministério, segundo o jornal The Mainichi.

Kane Tanaka, 115, da cidade de Fukuoka, é a mulher mais velha do país, enquanto o homem mais velho é Masazo Nonaka, 113, da cidade de Ashoro. Nonaka foi reconhecido pelo Guinness como o homem mais velho do mundo em abril. 

Nonaka atribuiu sua longevidade a banhos em águas termais e ao consumo de doces, mas sua filha disse que ele leva uma vida sem estresse.

Especialistas atribuem o contínuo aumento de centenários do país a exames médicos regulares, saúde pública universal e, em certos casos, a uma preferência à dieta tradicional japonesa, de baixo teor de gordura. 

A expectativa é que a população centenária japonesa continua aumentando, ultrapassando os 100 mil em cinco anos e 170 mil em uma década, de acordo com projeção do Instituto Nacional de População e de Pesquisa de Segurança Social.

Neste sábado (15), o país comemora o Dia do Respeito aos Idosos, um feriado nacional em que os novos centenários -incluindo, neste ano, o ex-premiê Yasuhiro Nakasone- vão receber um copo de saquê comemorativo e uma carta de parabéns do premiê Shinzo Abe.

Mas o aumento do número de pessoas completando 100 anos a cada ano fez com que o governo reduzisse o tamanho do presente em 2009. Há dois anos, o copo de prata foi substituído por uma versão mais em conta, disse a agência Kyodo News. 

A expectativa de vida no país é de 87,26 para mulheres e 81,09 para homens, em 2017. No Brasil, a expectativa de vida em 2016 era de 79,4 anos para mulheres e 72,9 anos para homens.

Segundo dados da ONU de 2015, o Japão é o país com mais centenários per capita do mundo, com 0.048% da população, seguido de Porto Rico (0,045%), Itália (0,041%), Uruguai (0,034%) e Chile (0,031%). Em termos absolutos, o país com mais idosos com idade acima dos 100 anos são os EUA: 72 mil em 2015 (0,022% da população).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

Itanhaém

Itanhaém consegue recursos para trabalhos de drenagem; confira os locais

Com a aprovação da verba do Fundo Metropolitano, os projetos irão para processo licitatório

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter