X

Mundo

Grávida cita zika e evita expulsão ao Brasil

Estudos indicam que a doença provocada pelo vírus pode causar microcefalia e outras alterações cerebrais em bebês

Folhapress

Publicado em 30/07/2016 às 15:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Gestante citou zika vírus e evitou a expulsão ao Brasil / Arquivo/DL

Grávida de sete meses e prestes a ser deportada, a paulista Deiseane Santiago, 22, conseguiu autorização para permanecer no Reino Unido até depois do parto.

Ela teve o pedido de extensão do visto inicialmente negado, mas recorreu e conseguiu evitar a deportação alegando ter medo da epidemia de zika no Brasil. Estudos indicam que a doença provocada pelo vírus pode causar microcefalia e outras alterações cerebrais em bebês.

O governo britânico decidiu autorizar a brasileira a ficar no país de "forma excepcional" até o dia 31 de outubro, um mês depois do nascimento do bebê. O parto está previsto para setembro.

"Eu me sinto aliviada. Agora meu filho poderá nascer num ambiente seguro", afirmou a brasileira ao jornal "Leicester Mercury".

A notícia repercutiu na mídia britânica, que havia noticiado no mês passado o risco de deportação da brasileira.

Há três anos e meio, Deiseane conheceu o britânico Simon Ellis, 26, pela internet. O relacionamento virou namoro e ela viajou para visitá-lo em novembro passado em Leicestershire, na Inglaterra. Ficou grávida em janeiro.

A brasileira tinha um visto válido por cinco meses. Com medo da zika, o casal adiou a mudança para o Brasil para depois do parto e pediu a extensão do visto até novembro, com base em um atestado médico que alertava para os riscos da viagem.

O pedido foi negado e Deiseane recebeu um comunicado de que poderia ser deportada a qualquer momento.

Discriminatório

Carta do Departamento de Imigração inicialmente reconheceu que mulheres grávidas deveriam evitar países com "transmissão ativa de zika" como o Brasil, mas alegou que a recomendação valia apenas para "cidadãs britânicas viajando a países afetados". O casal recorreu, depois de classificar a decisão do governo britânico de "racista e discriminatória".

Após saber que o recurso havia sido acatado, o pai do bebê disse que tirou um peso enorme dos próprios ombros. "Eu estava tão preocupado, agora podemos cuidar do nascimento do meu filho", afirmou.

Deiseane e Simon ficaram noivos há cerca de dois meses e pretendem passar uma temporada no Brasil. Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, do dia 23, o país teve desde outubro 1.749 casos confirmados de microcefalia -outros 3.062 estão sendo investigados.

O Reino Unido tem fechado o cerco a imigrantes ilegais. Nesta semana, uma rede de hamburguerias teve 35 funcionários detidos pela imigração, entre eles brasileiros, por estarem trabalhando ilegalmente no país. A empresa teria convocado funcionários para um treinamento, mas, na verdade, tratava-se de uma batida policial. Alguns conseguiram escapar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

Mongaguá

Viatura descaracterizada da PM atropela catador de latinhas na Baixada

Estado de saúde do homem, até o fechamento deste texto, era grave

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter