X

Educação

Mongaguá é premiada pelo programa Alfabetiza Juntos SP

A premiação do Governo do Estado foi conferida por Mongaguá figurar entre os municípios com o mais elevado percentual de estudantes proficientes em leitura no Estado

Da Reportagem

Publicado em 03/03/2024 às 07:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mongaguá recebeu prêmio de destaque em alfabetização no Estado / Prefeitura Municipal de Mongaguá

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

O programa Alfabetiza Juntos SP consagrou Mongaguá com o prêmio de destaque em alfabetização no estado. Realizada nesta quinta-feira (29), na sede do Governo do Estado, a entrega da premiação destacou Mongaguá como a única cidade do Litoral Sul a conquistar o feito. Para receber as honrarias, Mongaguá foi representada por uma comitiva liderada pela diretora de Educação, Priscila Eleutério.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A premiação do Governo do Estado — cujo objetivo é aprimorar a alfabetização de alunos até o 2º ano do ensino fundamental — foi conferida por Mongaguá figurar entre os municípios com o mais elevado percentual de estudantes proficientes em leitura no Estado de São Paulo. 

O resultado apontou que 87% dos alunos do 2° ano sabem ler, com 73% iniciantes e fluentes. As crianças avaliadas, de 7 anos, são consideradas leitoras fluentes ao conseguir ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.

A meta do programa é que, até 2026, 90% dos alunos com até 7 anos de idade estejam alfabetizados.

INVESTIMENTOS.
Inaugurada em dezembro do ano passado, a nova escola Givaldo Alves Gomes é uma das maiores unidades de ensino do Litoral Sul, com salas de atividades pedagógicas, música, dança e artes marciais; coordenação de esportes e quadra poliesportiva coberta. 

Localizada no Jussara, a unidade também contará com elevador, placas de energia solar e sistema de reuso de água, além de ar-condicionado e lousas digitais em todas as salas. A nova escola tem capacidade para atender 800 alunos, do 6° ao 9° ano letivo.

Ainda em maio de 2023, foi inaugurada a décima creche municipal. Localizada no bairro Santa Eugênia, a creche Suely Silva Gomes atende cerca de 150 crianças atualmente. Atualmente, a Prefeitura atua na construção de outras três creches no município.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PROTESTOS

Jogadoras protestam contra retorno de treinador acusado de assédio ao Santos

Kleiton Lima havia deixado o cargo em setembro de 2023, após ser acusado de assédio sexual e moral por 19 jogadoras; Santos recontratou profissional nesta terça

REGIÃO NORTE

Embarcação com vários corpos em decomposição é encontrado no Pará

A Polícia Federal já esta ciente do caso e as investigações já foram iniciadas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter