X

Cotidiano

Te agrada? Trem ligando São Paulo a Santos, via Mongaguá, está em estudo

O secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, diz que parte disso se deve à "paixão" de Tarcísio por ferrovias

THIAGO BETHÔNICO/FOLHAPRESS

Publicado em 28/02/2024 às 10:47

Atualizado em 28/02/2024 às 12:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Foto: Arquivo- Um trem ligando São Paulo a Santos é considerado de alta complexidade, principalmente pela dificuldade que é ultrapassar a Serra do Mar / Divulgação/Governo de SP

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Nesta quinta-feira (29), após o leilão do projeto de São Paulo a Campinas, a gestão do governador Tarcísio de Freitas  vai estudar a viabilidade de criar trens intercidades para Santos, Sorocaba e São José dos Campos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, diz que parte disso se deve à "paixão" de Tarcísio por ferrovias, o que o faz estar empenhado pessoalmente nos projetos de TICs (Trem Intercidades).

Um trem ligando São Paulo a Santos é considerado de alta complexidade, principalmente pela dificuldade que é ultrapassar a Serra do Mar.

Segundo o secretário, Tarcísio encontrou um caminho para o projeto que passaria por Mongaguá.

Uma das questões que se impõe, contudo, é como ligar as ferrovias a São Paulo. Benini afirma que é possível sair por Parelheiros, pela linha 9-esmeralda. O problema é que não há espaço. 
Se o trem para Santos ainda é incerto, outros dois projetos já começam a ganhar corpo. 

O Governo de São Paulo contratou, recentemente, um estudo junto ao IFC (International Finance Corporation), braço do Banco Mundial, para viabilizar um TIC ligando São Paulo a Sorocaba.

Segundo Benini, já existem "200 traçados" prontos para o projeto, e a ideia agora é entender qual o melhor em termos de custo-benefício.


Outra questão sobre o projeto de Sorocaba é a decisão de por onde o trem vai chegar a São Paulo. O secretário diz que há espaço para entrar pela linha 8-diamante para chegar até a estação Presidente Altino, mas o objetivo é fazer com que o trem chegue pelo menos até o metrô.


Por ora, o valor de investimento previsto para o TIC Sorocaba é de R$9,5 bilhões. O objetivo é publicar o edital no meio de 2025, para que o leilão ocorra ainda no ano que vem.

Benini afirma que o governo também está começando a discutir a contratação do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para fazer os estudos de um trem ligando São Paulo a São José dos Campos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

REGIÃO NORTE

Embarcação com vários corpos em decomposição é encontrado no Pará

A Polícia Federal já esta ciente do caso e as investigações já foram iniciadas

Esportes

Preparo físico sem lado mental não garante sucesso esportivo, afirma especialista

Psicológico é um ponto-chave nos Jogos Olímpicos de Paris

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter