X

Cotidiano

Te agrada? Trem ligando São Paulo a Santos, via Mongaguá, está em estudo

O secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, diz que parte disso se deve à "paixão" de Tarcísio por ferrovias

THIAGO BETHÔNICO/FOLHAPRESS

Publicado em 28/02/2024 às 10:47

Atualizado em 28/02/2024 às 12:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Foto: Arquivo- Um trem ligando São Paulo a Santos é considerado de alta complexidade, principalmente pela dificuldade que é ultrapassar a Serra do Mar / Divulgação/Governo de SP

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Nesta quinta-feira (29), após o leilão do projeto de São Paulo a Campinas, a gestão do governador Tarcísio de Freitas  vai estudar a viabilidade de criar trens intercidades para Santos, Sorocaba e São José dos Campos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, diz que parte disso se deve à "paixão" de Tarcísio por ferrovias, o que o faz estar empenhado pessoalmente nos projetos de TICs (Trem Intercidades).

Um trem ligando São Paulo a Santos é considerado de alta complexidade, principalmente pela dificuldade que é ultrapassar a Serra do Mar.

Segundo o secretário, Tarcísio encontrou um caminho para o projeto que passaria por Mongaguá.

Uma das questões que se impõe, contudo, é como ligar as ferrovias a São Paulo. Benini afirma que é possível sair por Parelheiros, pela linha 9-esmeralda. O problema é que não há espaço. 
Se o trem para Santos ainda é incerto, outros dois projetos já começam a ganhar corpo. 

O Governo de São Paulo contratou, recentemente, um estudo junto ao IFC (International Finance Corporation), braço do Banco Mundial, para viabilizar um TIC ligando São Paulo a Sorocaba.

Segundo Benini, já existem "200 traçados" prontos para o projeto, e a ideia agora é entender qual o melhor em termos de custo-benefício.


Outra questão sobre o projeto de Sorocaba é a decisão de por onde o trem vai chegar a São Paulo. O secretário diz que há espaço para entrar pela linha 8-diamante para chegar até a estação Presidente Altino, mas o objetivo é fazer com que o trem chegue pelo menos até o metrô.


Por ora, o valor de investimento previsto para o TIC Sorocaba é de R$9,5 bilhões. O objetivo é publicar o edital no meio de 2025, para que o leilão ocorra ainda no ano que vem.

Benini afirma que o governo também está começando a discutir a contratação do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para fazer os estudos de um trem ligando São Paulo a São José dos Campos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Jornalista Antero Greco, da ESPN, morre aos 67 anos

Apresentador do SportCentter faleceu em decorrência de um tumor cerebral.

São Vicente

Veículo furtado é encontrado em São Vicente

Segundo informações divulgadas, a ação aconteceu durante um patrulhamento no bairro do Gonzaguinha

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter