X

APOIO

Em Itanhaém, abordagem a pessoas em situação de rua ganha reforço

O trabalho das equipes é realizado no horário das 7 horas às 20 horas, de segunda a sexta-feira e também aos finais de semana

Nayara Martins

Publicado em 10/01/2022 às 08:45

Atualizado em 10/01/2022 às 09:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua, o Centro Pop de Itanhaém, recebe hoje, em média, cerca de 45 pessoas ao dia / Nayara Martins/Diário do Litoral

Atender a população em situação de rua da melhor forma para que o município não seja prejudicado nesta temporada de verão. Esse é o objetivo do reforço feito pelo Centro Pop na abordagem ao morador de rua, que teve início em 15 de dezembro e vai até 15 de março, em Itanhaém.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O trabalho das equipes é realizado no horário das 7 horas às 20 horas, de segunda a sexta-feira e também aos finais de semana. Percorrem os locais de maior movimento na Cidade, como praças públicas, orla da praia, região central e pontos principais nos bairros.

"A finalidade é recepcionar esse público oferecendo suporte assistencial, psicológico e, principalmente, o recambio, ou seja, possibilitar o retorno à cidade de origem. Ao mesmo tempo, buscamos conscientizar a população que as pessoas em situação de rua também têm direitos e deveres", afirma o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Hugo Di Lallo.

O secretário diz que já fez contato com a Agência Metropolitana (Agem) e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) para agendar uma reunião e debater o assunto de forma regional.

O Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua, o Centro Pop de Itanhaém, recebe hoje, em média, cerca de 45 pessoas ao dia. Lá eles podem tomar banho, café da manhã, almoçar e passar pelo atendimento técnico.

A assistente social do Centro Pop, Maria Janete Andrade, conhecida como Mari, explica que cada um que chega ao local passa por atendimento técnico para uma avaliação. "Caso o morador queira retornar à cidade de origem ou à família, fazemos contato e o encaminhamos para a sua cidade", explica. Mas, o Centro Pop só faz esse encaminhamento se a pessoa concordar.

Hoje, segundo Mari, são cerca de 160 moradores em situação de rua, em Itanhaém, sendo que 50% são da cidade e o restante de outros municípios.

"Neste período de temporada de verão, a maioria que chega de outros lugares não permanece na cidade. Eles vêm para o litoral, nesta época, e sobrevivem por meio da mendicância e da venda de latinhas e recicláveis", esclarece.

Há cerca de dois meses, uma ação em conjunto com as secretarias municipais de Assistência Social, Segurança Pública e Urbanização, fez um trabalho de acolhimento e verificação dos casos que precisavam de tratamento à dependência química.

"O resultado foi positivo e mostra que estamos atentos a esse problema social. A intenção é conscientizar a população e os comerciantes a não praticarem o assistencialismo, o que contribui para que eles permaneçam nas ruas", explica o secretário.

Foi constatada uma mudança relativa ao perfil da população de rua no município. "Há 20 anos, o perfil do morador de rua era de idade mais elevada e a motivação era o desemprego ou uma desilusão amorosa. Atualmente, o perfil é de jovens e dependentes químicos", revela.

O município fez uma parceria com a entidade terapêutica CT 1º Passo, no bairro Rio Preto, para onde são encaminhadas pessoas que precisam de tratamento para dependência química. No total são disponibilizadas dez vagas ao Centro Pop, e ficam por até seis meses.

Após esse período, elas retornam e são encaminhadas à Casa de Acolhimento Phoenix, onde continuam a recuperação por mais seis meses.

No início deste mês, alguns comerciantes fizeram denúncias devido a problemas gerados por moradores de rua, no canteiro da avenida Rui Barbosa, em frente ao Cemitério municipal, no centro.

"Tivemos que acionar o Centro Pop, já que eles causam sérios problemas, muita sujeira, mau cheiro e tumulto. Alguns moradores de rua ficam morando nos bancos e acabam brigando entre eles", conta a funcionária de um dos comércios, Poliane Vieira. Diz ainda que o problema já ocorre há muitos anos no local.

Denúncias podem ser feitas ao Centro Pop, de segunda a sexta-feira, pelo telefone (13) 3427.5390, que fica localizado na rua Vítor Meireles, 51, no bairro Belas Artes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter