X

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Da Reportagem

Publicado em 23/04/2024 às 19:05

Atualizado em 23/04/2024 às 19:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Prefeito de Guarujá, Válter Suman / Reprodução/PMG

O desembargador Nino Toldo, da 4ª Seção do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, determinou o desbloqueio e consequente devolução de bens e valores do prefeito de Guarujá, Válter Suman. Datada do último dia 18, a decisão de Toldo determinou, ainda, o arquivamento do Inquérito Policial que havia sido instaurado para investigar Suman, e ocorre dois meses após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinar o trancamento deste inquérito, decorrente da Operação Nácar, da Polícia Federal, realizada em setembro de 2021.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

A medida diz respeito ao sequestro/bloqueio dos bens móveis e imóveis apreendidos, bem como o desbloqueio dos valores existentes nas contas bancárias vinculadas às pessoas físicas e jurídicas investigadas nestes autos e que envolviam o prefeito e outras 17 pessoas. Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados.

Na decisão, o desembargador também determinou comunicação do fato à Prefeitura de Guarujá, ao Legislativo Municipal, aos cartórios responsáveis pelas matrículas dos bens imóveis e à autoridade policial. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Trancamento

Em fevereiro deste ano, o ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca, já havia determinado o trancamento de procedimento investigativo contra Suman e outras 17 pessoas por considerar excessivo o prazo para a conclusão do inquérito, já que, apesar das investigações das autoridades e da ampla exploração midiática dos fatos, não houve oferecimento de denúncia criminal à Justiça.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Praiamar Shopping contará com apresentações musicais no Dia das Mães

Show da Banda Sapato Velho, cover do Roupa Nova, abre a programação na sexta-feira (3)

Cotidiano

Com facão e motoserra, dupla é detida cortando árvore em São Vicente

Eles não tinham a documentação necessária para fazer isso

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter