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Guarujá

Guarujá retoma obras de recuperação do canal da Av. Atlântica

Nesta retomada, a Seurb, que coordena os serviços no local, está concluindo a reconstrução da mureta do canal e a recomposição das bocas de lobo e caixas de passagem; prazo para conclusão da obra é 30 dias

Da Reportagem

Publicado em 20/12/2021 às 15:10

Atualizado em 20/12/2021 às 18:42

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Canal da Avenida Atlântica é caracterizado como o principal receptor de águas daquela bacia / Divulgação/PMG

Com investimentos da ordem de pouco mais de R$ 800 mil, a Prefeitura de Guarujá retomou este mês, as obras de requalificação e desassoreamento do canal da Avenida Atlântica, trecho entre as avenidas Miguel Stéfno e Dom Pedro I, na Enseada.

Nesta retomada, a Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb), que coordena os serviços no local, está concluindo a reconstrução da mureta do canal e a recomposição de bocas de lobo e caixas de passagem. As obras devem estar concluídas nos próximos 30 dias.

O canal da Avenida Atlântica é caracterizado como o principal receptor de águas daquela bacia, conforme plano de macrodrenagem municipal. Após uma vistoria realizada por técnicos da Seurb, foi identificado que o equipamento comporta vazão insuficiente para o volume de água requerido para aquele local e, por isso, a necessidade das obras.

No trecho a céu aberto, os serviços de limpeza foram realizados com equipamentos mecanizados. Já na parte coberta, ou seja, em quase 80% da estrutura, equipes trabalharam na limpeza e desassoreamento de forma manual.

De acordo com a Seurb, as obras de reestruturação e limpeza do sistema de drenagem do canal da Avenida Atlântica visam dar maior vazão às águas pluviais e, consequentemente, evitar alagamentos e prevenir enchentes em períodos chuvosos, naquela região.

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Convênio com o Fehidro investe mais de R$ 800 mil na recuperação do canal

Para execução da obra, que já está 80% concluída, a Prefeitura de Guarujá firmou convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos. Os serviços estão a cargo da Teto Construtora S/A, empresa vencedora da licitação pública, sob a supervisão de técnicos da Seurb.

O convênio com o Fehidro liberou R$ 801.406,89, que foram investidos na demolição e remoção de interferências na parte interna ao longo do canal; reconstrução das paredes e mureta danificadas; reforma de bocas de lobo, incluindo as tampas; reconstrução do passeio público e implantação das faixas de pedestres.

O projeto também prevê a execução de reparos e rebaixamento das guias e sarjetas nos locais em que se encontram danificadas, além de pintura e toda sinalização viária necessária para a segurança de pedestres e veículos da via existente ao longo do canal.

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