X
Guarujá

Guarujá: Mutirão vacina quase 500 moradores em Santa Cruz dos Navegantes

Busca ativa ocorre nas comunidades em situação de vulnerabilidade social; os três mutirões já vacinaram quase 1.500 pessoas

Moradores de Santa Cruz dos Navegantes se vacinaram contra Covid / Divulgação / Prefeitura Municipal de Guarujá

Não precisar ir ao Ginásio Guaibê ou ao Jardim Las Palmas para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 foi motivo de alegria para a dona de casa Adriana da Silva Pimentel Moreira. Moradora de Santa Cruz dos Navegantes, ela compõe o grupo formado por 496 moradores imunizados no Mutirão de Vacinação realizado pela Prefeitura de Guarujá. A ação ocorreu na Unidade de Saúde da Família (Usafa) do bairro, na quarta-feira (6).

Dos 496 munícipes de Santa Cruz dos Navegantes, 245 pessoas se vacinaram pela primeira vez. Já o número de moradores que completaram o ciclo vacinal com a segunda dose foi de 196. E o total de maiores de 70 anos, que receberam a terceira dose foi de 55 idosos.

Adriana tomou a segunda dose da vacina, mas, antes de chegar, passou de bicicleta com o marido pelas ruas do bairro lembrando os vizinhos que era o dia da imunização. "Muita gente não tem dinheiro do ônibus para se vacinar em outro lugar ou possui dificuldade de locomoção, por ser cadeirante. Eu tomei a primeira dose na Usafa Jardim Las Palmas. Temos um carro velhinho e a gente precisou pegar seis quilômetros de pista para sair do bairro. Por isso, amei o mutirão aqui e estou chamando todo mundo", relata.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O casal de idosos Clarice dos Santos e Manoel Indino Martins recebeu a dose de reforço no mutirão. Morador de Santa Cruz desde que nasceu, há 82 anos, Manoel narra que tomou a primeira dose no Ginásio Guaibê e a segunda na Usafa Jardim dos Pássaros. Clarice acrescenta que a iniciativa foi importante e facilitou para tomar a terceira dose. "Nem todo mundo consegue pegar ônibus. Eu, por exemplo, tenho problema de coluna e muita dor na perna. Seria difícil sair daqui para ir a outro postinho de saúde", comenta Clarice.

PRIMEIRA DOSE.
O garçom Luciano Carlos Santos de Jesus, de 24 anos, também é nascido em Santa Cruz dos Navegantes e tomou a primeira dose do imunizante no mutirão. "Por causa do meu trabalho, acabei demorando para tomar a vacina. Foi bom ter o mutirão no bairro porque facilitou para os moradores se vacinarem".

CAMPANHA.
A vice-prefeita de Guarujá, Adriana Machado, participou do mutirão e conversou com os munícipes sobre a necessidade da imunização. "Ainda temos muita gente que não se vacinou. A Prefeitura oferece toda a estrutura necessária, em diversos pontos da Cidade, e agora fazemos os mutirões nas comunidades. Estávamos acostumados a realizar campanhas de vacinação periódicas, historicamente, com duração de dois a três meses. Com a pandemia, iniciamos essa campanha de vacinação em janeiro e estamos a todo vapor porque imunizar a população contra o coronavírus é prioridade", assegura a vice-prefeita.

Somados, os três mutirões realizados já vacinaram quase 1.500 pessoas. A próxima edição será no bairro Cidade Atlântica, no próximo dia 20. A Secretaria Municipal de Saúde definirá o endereço e divulgará com antecedência aos moradores do bairro.

A imunização contra a covid-19 ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. A Prefeitura disponibiliza sete postos de vacinação, distribuídos estrategicamente em Guarujá e Vicente de Carvalho. Confira:

- Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio);

- UBS Vila Baiana (Rua Vereador Orlando Falcão, 172);

- UBS Morrinhos (Praça do Comércio, s/nº);

- UBS Pae Cará (Avenida São João, 155);

- Usafa Boa Esperança (Avenida Adriano Dias dos Santos, 533);

- Usafa Jardim Las Palmas (Rua José Alves de Oliveira, s/nº);

- Usafa Perequê (Rua Rio Branco, 235).

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande abre concursos públicos em duas áreas; salários chegam a R$ 7 mil

No total, são 77 vagas em diferentes cargos

TRÂNSITO

Obra: Prefeitura de São Vicente interdita ruas para solucionar problema de drenagem

Parte das ruas Martim Afonso e José Bonifácio está interditada por conta das intervenções

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software