Educação Ambiental

Alunos de Guarujá participam de coleta de microlixo na Praia da Enseada

Ação teve participação de três escolas municipais, totalizando 150 alunos ao longo de 1,5 quilômetros de atividade

Da Reportagem

Publicado em 06/04/2022 às 11:40

Compartilhe:

Alunos de Guarujá participam de coleta de microlixo na Praia da Enseada / Divulgação/ Prefeitura de Guarujá

Com o intuito de promover a conscientização ambiental de forma prática e educativa, a Prefeitura de Guarujá promoveu, na última quinta-feira (31), um mutirão de coleta de microlixo com alunos da rede municipal, na Praia da Enseada.

O mutirão ocorreu em trecho entre a Praça Horácio Lafer (Jardim Tejereba) e o Acqua Mundo (Avenida Miguel Stéfno, 2.001), com o ponto de encontro em tenda montada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em frente ao Casa Grande Hotel (Avenida Miguel Stéfno, 1.001), compreendendo ao todo uma distância de 1,5 quilômetros de extensão, divididos em 600 metros para cada turma.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental da Semam, Shirley Costa, ao final da atividade foram pesados 80 quilos de microlixo coletado, incluindo bitucas de cigarro, plásticos fragmentados, garrafas PET, palitos de sorvete, entre outros resíduos. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Esses resíduos são os grandes vilões do meio ambiente, uma vez que eles contribuem para o prejuízo da vida marinha e para o aumento do lixo acumulado no oceano. Por isso, a importância de mostrarmos para nossos jovens porque devemos cuidar do lixo e de nossas praias", explicou.

A ação, que acontece desde o ano passado,envolveu estudantes e professores do Ensino Fundamental I e II. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Semam e Secretaria de Turismo (Setur).

Gabriel Nascimento, aluno do 7º ano, disse que gostou da ação e que se importa muito com a vida marinha. "Vou ensinar tudo o que fiz e aprendi hoje para os meus pais, porque gosto deste serviço comunitário. Fico triste quando vejo esse lixo na praia", disse o estudante.

Com Gabriel, 150 alunos acompanhados por orientadores das escolas Sérgio Pereira Rodrigues (Cidade Atlântica), Professora Dirce Valério Gracia (Jardim Tejereba) e Herbert Henry Dow (Balneário Guarujá) participaram da coleta.

De acordo com a coordenadora de Ciências da Seduc,Rita de Cássia Esteves de Oliveira, a Praia da Enseada foi escolhida pela sua extensão e por ser do cotidiano dos estudantes, com o intuito de mostrar a importância do microlixo em um ambiente já conhecido por eles.

"Além da parte teórica, que é fundamental para explicar a sua relevância para o meio ambiente e porque devemos nos preocupar com eles, nossos alunos estão vivenciando, na prática, o que são os microlixos e como eles estão presentes na praia, sem ninguém perceber", afirmou.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Cidade do litoral de SP inicia festival gastronômico com delícias à preços baixos

É a 9ª edição do evento, que conta com 50 restaurantes e mais de 100 opções de pratos e lanches

Diário Mais

Fenômeno climático La Niña chega em agosto e também atingirá o litoral de SP

Evento climático é conhecido por resfriar as águas do oceano pacífico

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter