8ª Semana de Prevenção de Acidentes de Guarujá começa nesta segunda-feira (21)

A abertura do evento acontece às 9 horas e contará com palestra do surfista Pauê Aagaard

Comentar
Compartilhar
18 OUT 2019Por Da Reportagem12h05

Com o tema "Superando desafios com qualidade e segurança", começa na segunda-feira (21), a 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) de Guarujá. A abertura do evento será às 9 horas, no Teatro Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Enseada). Em seguida, às 10 horas, acontece a palestra "Superando Desafios", com o surfista Pauê Aagaard. No mesmo dia, das 14 às 15 horas, haverá ainda apresentação musical na entrada do Paço Raphael Vitiello.

Promovida pela Secretaria Municipal de Administração (ADM), a 8ª SIPAT é voltada aos funcionários públicos municipais, tendo como principal foco a conscientização sobre a importância dos cuidados que devem ser adotados durante o desempenho de suas funções, para evitar danos futuros.

De acordo com Roberto Jamir, coordenador da Unidade de Segurança do Trabalho do município e organizador da SIPAT, o objetivo do evento é promover uma série de reflexões sobre o assunto. "A intenção é que todos participem, opinem, reflitam e discutam sobre o que está de acordo e o que ainda precisa ser melhorado, em relação à prevenção de acidentes no local de trabalho", ressaltou.

Pauê

No ano 2000, um trágico acidente mudou a vida de Pauê Aagaard. Um trem amputou suas duas pernas e o fez passar a enxergar a vida de outra forma, aprendendo a superar obstáculos. Tornou-se campeão mundial de Triathlon e é considerado o único surfista biamputado do mundo. Atleta, fisioterapeuta, escritor e palestrante, foi eleito atleta do ano no prêmio "Faz a Diferença", do jornal O Globo, como reconhecimento por seu trabalho de inclusão social e palestras empresariais, nas maiores e mais importantes instituições do País.

Em suas palestras, relata exemplos de situações que viveu e correlaciona isso para a realidade do público presente, abordando temas como, atitude, motivação, comprometimento, liderança, planejamento e adaptação às mudanças.

 

Programação

Dia 22 (terça-feira) - 9 às 10h30

Palestra "Hábitos para uma vida saudável", ministrada pelo servidor Marcelo Oliveira da Silva, da Secretaria de Operações Urbanas.

Local: Sindicato dos Servidores Públicos de Guarujá (Rua Manoel Hipólito do Rego, 84, Jardim Boa Esperança)

 

8h30 às 17 horas

Dinâmicas com temas livres voltadas à prevenção de acidentes de trabalho

Local: Unidades de saúde

 

Dia 23 (quarta-feira) - 10 às 11h30

Palestra "Pombos urbanos, perigo à saúde", ministrada pela dra. Renata Freitas Rodrigues e dr. Ramiro Martins Dias, da Unidade de Vigilância e Zoonoses.

Local: Anfiteatro do Sindicato dos Servidores Públicos de Guarujá (Rua Manoel Hipólito do Rego, 84, Jardim Boa Esperança)

 

8h30 às 17 horas

Dinâmicas com temas livres voltadas à prevenção de acidentes de trabalho

Local: Unidades de Saúde

 

Dia 24 (quinta-feira) - 9 às 10 horas

Palestra "Práticas de segurança nas atividades de serviços gerais de limpeza", ministrada pela equipe da Unidade de Segurança do Trabalho, voltada aos agentes de serviços gerais.

Local: Paço Raphael Vitiello – 1º andar - Sala de treinamento da Secretaria de Saúde (Avenida Santos Dumont, 640 – Santo Antônio)

 

Dia 25 (sexta-feira) - 15h30 às 17 horas

Encerramento – Palestra "Gestão de segurança e saúde no trabalho", voltada para gestores de RH, membros da CIPA e demais servidores envolvidos na organização da SIPAT, ministrada pela equipe da Unidade de Segurança do Trabalho.

Local: Paço Raphael Vitiello – 2º andar - Sala de reunião da Secretaria de Administração (Avenida Santos Dumont, 640 – Santo Antônio)

 

8h30 às 17 horas

Dinâmicas com temas livres voltadas à prevenção de acidentes de trabalho

Local: Unidades de Saúde