LENDAS DO PEIXE

Veja quais são os cinco maiores ídolos da história do Santos FC

Descubra quais são os cinco maiores ídolos da história do Santos Futebol Clube eleitos pela Gazeta

Leonardo Sandre

Publicado em 13/09/2022 às 11:24

Atualizado em 13/09/2022 às 11:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Descubra quais são os cinco maiores ídolos da história do Santos Futebol Clube eleitos pela Gazeta / Reprodução/Facebook

Continua depois da publicidade

Semanalmente, a Gazeta traz o "top five" com os maiores ídolos da história de cada clube. Para esta semana, veja abaixo, em ordem crescente, os cinco maiores ídolos da história do Santos Futebol Clube, o Alvinegro Praiano, segundo a reportagem:

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Lisca se despede com segunda pior marca de um técnico do Santos no século

• Queimou atletas e mais! Os motivos da queda de Lisca no Santos

• Após oito jogos, Lisca deixa o comando do Santos

5 - LÉO

Após a "Era Pelé", ninguém foi mais vezes campeão pelo Peixe do que Léo. Vencedor de oito títulos oficiais pelo Santos de 2002 a 2012, o lateral-esquerdo chamado de "Guerreiro da Vila" disputou 456 partidas pelo clube. Ele é também o décimo jogador que mais vezes vestiu a camisa santista.

Continua depois da publicidade

E os feitos nao param por ai: Léo é o segundo jogador com mais partidas na Vila Belmiro (210 jogos), perdendo apenas para Zito. Seus oito títulos oficiais são: dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Libertadores, uma Recopa Sul-Americana e três Paulistas.

Conhecido por sua sinceridade em campo e nas entrevistas, Leonardo marcou o coração de todos os torcedores santistas que puderam o acompanhar. Seja quando subiu da base, seja quando retornou do Benfica de Portugal para o Peixe, Léo sempre representou bem o amor pelo time.

Multicampeão, o ex-lateral Léo é ídolo do Santos/ Ivan Storti/Santos FC

Continua depois da publicidade

4 - NEYMAR

São 230 jogos, 138 gols marcados e seis títulos conquistados. Entre eles, Neymar conseguiu fazer o que ninguém havia conseguido desde Pelé: foi o craque e protagonista de um título da Libertadores pelo Peixe. Três Paulistas, a Recopa Sul-Americana e a Copa do Brasil também estão seu currículo.

Neymar ganhou prêmios individuais no Brasil, na América, e em um gol antológico contra o Flamengo levou seu nome e o nome do Santos novamente para o mundo inteiro ao vencer o Prêmio Puskás - premiação anual do gol mais bonito do mundo. O ídolo ocupa a 13ª posição entre os maiores artilheiros do clube.

Continua depois da publicidade

O "menino Ney" encantava os rivais, foi aplaudido de pé por torcida adversária após destruir em um jogo com o Mineirão lotado, dava chapéu, caneta, pedalada, era o sinônimo de futebol arte, que há muitos anos ficou ausente no Brasil, e parece novamente agora faltar em solo brasileiro. Neymar fazia qualquer um sorrir ao vê-lo em campo, e sua ousadia e alegria durante a passagem no Peixe é, certamente, inigualável.

NeymarNeymar jr, o craque brasileiro da atualidade e Menino da Vila/ Ivan Storti - Santos FC

3 - PEPE

Continua depois da publicidade

Para que a lista ficasse mais diversificada, a reportagem optou por escolher entre Pepe e Coutinho para a presença na lista, deixando assim a lista com jogadores de épocas mais espaçadas para representar bem a gigantesca história do Santos. Portanto, frisando aqui a mágica e o legado que tem Coutinho, muito ídolo santista, vamos aos feitos de José Macia, mais conhecido como Pepe: O ex-ponta-esquerda atuou a carreira inteira pelo Peixe e é o vice-artilheiro da história do clube, com 403 gols, atrás apenas de Pelé, que marcou 1.091 gols.

Ele sempre disse: "Sou o maior artilheiro humano da história do Santos", afinal, segundo ele, Pelé era sobre-humano.

Pepe é o maior vencedor de Campeonatos Paulistas, com 13 títulos conquistados (11 como jogador do Santos, um como técnico do Santos e um como técnico da Internacional de Limeira). Além disso, é também o maior vencedor de Campeonatos Brasileiros, com sete títulos conquistados – seis como jogador do Santos e um como técnico do São Paulo FC.

Continua depois da publicidade

Além de ídolo no Peixe, é também bicampeão do mundo pelo Brasil, nas Copas de 1958 e 1962.

D3890F03 8E5B 473F BDF4 D43EB64D994DTirando Pelé, Pepe é o maior goleador da historia do Peixe/ Ivan Storti - Santos FC

2 - ZITO

Continua depois da publicidade

A braçadeira de capitão do Santos é diferente de todas as outras. Enquanto tradicionalmente os capitães de seus clubes usam a faixa com a letra "C" de "Capitão", o Santos faz diferente, e leva um "Z" de "Zito", o maior capitão do Santos de todos os tempos. Só esse argumento já bastaria para justificar sua vice-liderança, mas Zito fez ainda mais pelo Peixão. Em frente ao Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, foi construída uma estátua em sua homenagem, inaugurada em 31 de outubro de 2017.

Campeão das Copas do Mundo com o Brasil em 1958 e 1962, José Ely Miranda venceu nove Paulistas, cinco Brasileiros, duas Libertadores e dois Mundiais. Ele também foi responsável pelo sucesso de Diego e Robinho do Santos em 2002 e pela vinda de Neymar anos depois, mostrando que não era apenas como jogador que o "Gerente", era um profissional que beirava à perfeição.

Arte do Santos em homenagem ao Zito, seu eterno capitão/ Reprodução Santos FC

Continua depois da publicidade

1 - PELÉ

Para a surpresa de zero pessoas, o maior ídolo do Santos é Edson Arantes do Nascimento, o eterno Rei do Futebol, ícone no Brasil e no mundo, a eterna referência no esporte bretão. O maior artilheiro, passando com folga dos 1000 gols, o homem que, sozinho, tem mais Copas do Mundo que nossa arquirrival Argentina. Pelé é eterno, inesquecível.

O único jogador responsável por paralisar uma guerra. A idolatria mundial de Pelé era tanta que, para poder assistir ao Santos do Rei jogar, integrantes de guerras selaram a paz durante o período que Pelé estaria no país para assistí-lo.

Há relatos até que em um jogo, após expulsar Pelé, o juíz teria sido obrigado pela torcida a chamá-lo de volta, afinal de contas, não havia nenhum torcedor presente que não estava em êxtase ao vê-lo jogar.

Somente com a camisa do Santos, Pelé balançou as redes adversárias 1.091 vezes. Conquistou seis Brasileiros, duas Libertadores, dois Mundiais e dez Paulistas, além das três Copas do Mundo pelo Brasil em 1958, 1962 e 1970. Só para comparar Pelé com instituições gigantes do futebol, o Rei tem, sozinho, mais Copas que Argentina, mais Libertadores que Corinthians e mais Mundiais que o Palmeiras. E só não conquistou mais porque infelizmente o corpo uma hora teve de pedir sua aposentadoria.

Viva o Rei, viva o Santos.

PeléEdson Arantes do Nascimento, Pelé, o Rei do Futebol/ Ricardo Stuckbert - CBF

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software